Acetato

Acetato: saiba o que é e conheça os principais usos 

 

O acetato é um composto químico que, se for bem aproveitado, pode ser útil para diversas finalidades. Sabendo disso, podemos destacar sua relevância nos ramos de produção e confeitaria, sendo algumas das possibilidade de utilização do produto. Mas antes de usá-lo é preciso saber mais sobre ele. Confira a seguir as principais informações sobre o acetato. 

 

O acetato plástico

Com uma infinidade de usos na indústria e nas áreas de artesanato e confeitaria, o acetato é reconhecido mundialmente pela sua grande gama de opções de utilização e por sua flexibilidade. O seu uso se estende ainda para as embalagens de produtos alimentícios, sendo uma ótima escolha para que a comida se mantenha fresca e com qualidade. 

 

Por ser constituído por celulose, sua cor e textura não são definidas, tornando-o um material transparente e facilitando o uso para a produção de armações de óculos, películas e pincéis, por exemplo. Além disso, para mostrar ainda mais sua versatilidade, pelo fato da composição ter o sódio como participante, acaba facilitando também a sua utilização em clareamento de couro de curtumes.

 

Ao descobrirmos, também, que a sua composição apresenta ferro, é possível afirmar que o acetato é bastante recomendado para a produção de vernizes, muito requisitado pelas grandes empresas de decoração e pelos produtores autônomos. Outra curiosidade acerca desta composição está relacionada ao uso de acetato na produção de gomas de mascar.

A folha de acetato 

Sendo um material transparente muito utilizado na indústria gráfica, o acetato costumava ser a matéria-prima da fabricação de películas fotográficas. Em sua forma mais pura, o material se trata de um líquido transparente químico que pode ser usado para a formação de outros produtos, como tintas, adesivos, papéis, telas e embalagens, apresentando uma total diversidade e versatilidade para as indústrias.

 

Sua espessura varia de acordo com a demanda para a confecção de um produto, sendo encontrada em gramatura mais fina, como 010 e 015; média, como 020; e mais grossas, como o 030.

 

Principais usos

 

O acetato pode ser utilizado em diversos contextos, mas os principais deles são:

Plástico acetato na confeitaria

Diferindo por ser uma folha transparente rígida, tem a possibilidade de utilização na estruturação das camadas de massa e recheio de um bolo alto, prevenindo vazamentos laterais e produzindo um acabamento perfeito para que a estrutura da comida não fique 

comprometida. 

 

Como dica para que o produto funcione, após o bolo já estar pronto e frio, enrole-o com folha de acetato em volta dela até que as duas pontas se toquem. Corte o excesso com uma tesoura e una as pontas com uma fita adesiva – para fixação extra, envolva o “muro” de acetato com uma fita e dê um nó.

Acetato no artesanato

No artesanato, as folhas de acetato transparente podem dar origem a caixinhas, arquivos, divisórias e montagem de maquetes. Elas são dobráveis e resistentes ao mesmo tempo, podendo ser fixadas com cola para isopor.

 

É muito recomendado para pessoas que querem investir na produção de lembranças para aniversários ou itens para festa. Além disso, também é possível utilizar as folhas de acetato para produzir objetos que serão usados em casa, proporcionando maior equilíbrio e uma decoração com um toque pessoal.

O uso industrial

Além das folhas que são muito úteis para decoração e confeitaria, no ramo industrial, o acetato é muito utilizado como solvente. Sendo assim, é muito fácil encontrá-lo na composição de tintas, revestimentos e outras técnicas referentes à decoração.

 

Além disso, alguns tipos de acetato também podem ser utilizados na indústria alimentícia em forma de conservante ou na composição de fraldas, garantindo que elas absorvam corretamente a umidade do utensílio.

 

Outro uso muito recorrente do acetato é o da “cola de madeira”, uma substância insípida, inodora e incolor. Com isso, é possível encontrá-lo no mercado com um selo que indique adesão à materiais porosos, o que inclui a madeira. Na atualidade, esse material também está sendo testado na junção com argamassa para verificar se surte algum efeito positivo diante as tentativas. 

 

Por fim, o acetato é uma substância muito presente na vida das pessoas, sejam elas estudantes que precisam de cola para um projeto escolar ou para confeitarias com a necessidade de montagem de bolos beirando a perfeição.

 

Descarte o acetato de forma ecológica

O acetato marca presença, também, nas chapas de raio-x que se acumulam em casa após a realização de exames médicos. Assim, para reaproveitar o material você pode usá-lo para artesanatos, mas, caso queira se livrar do lixo acumulado, pense que este material demora 100 anos para se decompor na natureza. 

 

As placas possuem ainda o agravante de serem cobertas por uma fina camada de grãos de prata, sensíveis à luz, sendo altamente poluentes e prejudiciais à saúde – a prata se acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos. A boa notícia é que este material é reciclável, portanto descarte-o no centro de reciclagem mais próximo.

 

Além disso, também é importante mencionar que o material de sua constituição tem o petróleo como base, o que resulta numa maior potencialização do efeito estufa, esse que é completamente prejudicial ao meio ambiente. Para evitar problemas com alguns órgãos como a Anvisa, por exemplo, o correto é que o descarte seja realizado de modo adequado e por profissionais com conhecimento acerca do material. 

Valor de mercado do acetato

No Brasil, é muito provável que você encontre o acetato para vender nas mais diversas lojas de variedades ou de embalagens. Em Minas Gerais, a Jeová Couros, por meio da JC Decor, é a melhor indicação de local de compra devido ao fato de estar no mercado há mais de 30 anos, o que atesta a qualidade dos produtos oferecidos.

 

O acetato pode ser encontrado em pacotes de, geralmente, 10 unidades, custando entre R$ 4,40 e R$ 14,00, dependendo do tamanho solicitado. Você também poderá encontrá-las em tamanhos de A4, A3 e A2. Continue navegando pelo nosso site e confira todas as opções que temos disponíveis. Estamos à disposição para atendê-lo da melhor maneira possível. 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados