Tapete de Yoga

Tapete de yoga: cuidados necessários e como escolher o seu 

Ao praticar yoga é importante contar com o auxílio de um tapete adequado para que as atividades realizadas sejam executadas de maneira confortável. Além disso, o tapete é o principal fator que proporciona a realização do exercício por ser a base dele.

Com a mudança de posições durante a atividade, o objeto se torna responsável por diminuir o impacto, o que acaba prevenindo impactos e possíveis lesões. Sendo assim, é mais do que válido ficar atento a alguns pontos antes de escolher o seu.

Você sabe como escolher seu tapete de yoga? Sabe quais são os critérios de avaliação? Não? Então continue lendo o artigo.

Tapete de yoga 

Todos os anos a prática de yoga se populariza no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os dados apontam que já são mais de 36 milhões de praticantes. O yoga possui várias vertentes, sendo possível escolher aquela que mais lhe agrada e que irá atender melhor os seus objetivos. É, portanto, o conjunto de práticas físicas, mentais e espirituais. 

Mas antes de saber mais sobre a prática e seu principal elemento, o tapete, você sabe a origem da palavra yoga? O termo deriva da palavra sânscrita “Yuj” que, por sua vez, quer dizer “unir ou integrar”. Assim, o yoga surgiu há milhares de anos com o objetivo de alcançar maior liberdade pessoal, longevidade e auto-compreensão. Para praticá-lo não são necessários muitos itens, mas o tapete é essencial para uma boa prática. 

Com medidas proporcionais ao tamanho do corpo humano, o tapete de yoga é macio ao toque. Sua base antiderrapante adere facilmente ao piso, a fina espessura possibilita menor interferência no contato com o chão e sua estrutura emborrachada serve como isolante térmico. 

Portátil e fácil de enrolar, o tapete de yoga é usado tanto em atividades para iniciantes quanto profissionais, sempre com o objetivo de proporcionar um bom conforto durante a atividade esportiva, alongamento, relaxamento ou prática religiosa.

Como escolher o seu

Além de uma cor e uma estampa que sejam do seu gosto, seu tapete de yoga precisa oferecer estabilidade nas suas poses; ser fácil de guardar e carregar por aí e ainda ser confortável e macio. 

O tapete não poder ser fino demais, pois seu joelho pode ficar machucado quando você fizer determinadas poses de yoga, e nem espessos o suficiente para atrapalhar na conexão com o chão, causando instabilidade. Os tapetes de yoga de PVC possuem mais aderência do que outros materiais alternativos, suportando o uso por mais de uma década, além de serem mais macios. 

 

A textura do material está relacionada à tração que ele proporciona, afetando o quanto você consegue deslizar e escorregar sobre ele. Texturas muito elevadas oferecem barreiras físicas para o deslizamento e é um componente importante do conforto geral. Se você é muito sensível, qualquer textura em alto relevo provavelmente vai te incomodar. Os tapetes em PVC, embora levemente texturizados, são mais lisos.

 

Cuidados com a escolha do tapete

O mais recomendado para escolher o seu tapete é uma boa observação sobre o tamanho do usuário do item. Para que haja conforto na hora da prática do exercício, a pessoa precisará ser capaz de deitar o corpo inteiro sobre ele sem que os pés ou a cabeça fiquem para fora. Caso isso aconteça, alguns problemas podem surgir durante o exercício.

É muito comum que os tipos de tapete variem em espessura, podendo ser apresentados em 3mm, o que acaba por ganhar na leveza, mas pode não ser confortável para a maior parte do público. Já o de 8mm é mais confortável ainda, porém não muito leve. Para quem prefere ter um pouco dos dois, o de 5mm é o mais indicado.

Outra coisa muito importante a ser observada é se o aluno fará as aulas em casa ou precisará levar o tapete para outro lugar. Caso deseje praticar no conforto de sua residência, quanto maior o tapete, melhor. Agora, se a sua escolha for um local compartilhado, apenas siga a regra de escolher uma superfície adequada ao seu tamanho.

Para finalizar os cuidados com a escolha do tapete de yoga, é imprescindível que o comprador observe o tipo de material e avalie a durabilidade, visto que não queremos que você tenha prejuízos na compra do seu tapete. 

Higienizando o tapete

Após fazer a sua compra, principalmente depois de ler tantas dicas e alertas acerca do assunto, nós podemos recomendar ótimos métodos de limpeza para o seu tapete de yoga, garantindo que ele dure mais e não traga nenhum dano para sua saúde devido ao acúmulo de ácaro ou poeira.

Se você possui um tapete e costuma usá-lo com muita frequência nas aulas em casa ou em outros locais, é muito importante que haja uma higienização detalhada do seu equipamento. 

Para se ter uma ideia, apenas o fato de estar com os pés descalços em um tapete sujo pode trazer inúmeros danos à saúde.

Durante a prática das atividades em cima do tapete, a pele irá descamar e acabará proporcionando uma maior chance de proliferação de fungos, causando micose e outras situações pouco agradáveis. Além disso, os pés são uma região do corpo que favorecem muito a propagação dos fungos, o que significa que você poderá passá-los para o ambiente.

Para quem tem o hábito de praticar yoga, o recomendado para a limpeza do tapete é a higienização com um spray e um pano seco, promovendo maior praticidade no processo. Ao utilizar produtos antibacterianos e antifúngicos, a eficiência também se mostra maior, principalmente se forem de procedência natural.

É preciso saber, também, que o tapete deverá ser higienizado a cada 15 dias, garantindo uma manutenção e a retirada dos fungos que podem ter restado sobre a superfície, sejam eles gerados por si mesmo ou pelo ambiente no qual foi exposto. Outro material muito indicado para a limpeza é o sabão neutro, esse que removerá as impurezas e não permitirá que fique nenhum resquício na superfície.

A JC Decor oferece esse item fundamental para a prática de yoga. Dê uma olhada no nosso site e confira as opções. 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados