Manta acrilica

Da indústria ao artesanato: as grandes utilidades da manta acrílica

Os diversos tipos de mantas estão se popularizaram atualmente no mercado, existem vários tipos, feito de nylon, de algodão, mantas térmicas, de espuma e a manta acrílica, que é a mais conhecida. Os vários estilos de manta variam entre si de acordo com o material, a espessura, a gramatura e o preço, porém todos servem para vários produtos e podem ser utilizados em vários processos industriais.

Desde filtro para ar condicionado, a criadouros de peixes e aquários e também reparos de estofamento, fundos, estruturação e acabamento de vários produtos, como por exemplo: mochilas, sapatos, chapéus, bonés, cobertores, essas são apenas algumas utilidades dos mais variados tipos de manta, que estão disponíveis no mercado, e como ela pode ser utilizada em vários setores da indústria e dos commodities.

A manta acrílica, em específico, é composta por uma fibra 100% de poliéster e é muito utilizada em patchwork e artesanatos e serve para revestir a base e estruturar trabalhos com o tecido matelassê e quilting, como também outras costuras decorativas e ornamentais. Para que os artesanatos sejam realizados em sua plenitude, a escolha da manta exerce um importante papel.

Saber escolher a gramatura exata para cada patchwork é de extrema importância, para que a produção de alguns itens seja feita da melhor maneira. Para a fabricação de edredons, utilizados no inverno, é necessário que se utilize uma manta com a gramatura mais grossa, já para colchas finas, utilizadas no verão, uma manta com a gramatura mais fina já é o suficiente.

Peças artesanais com um brilho único: a manta acrílica nas mãos dos artesãos

A manta acrílica é um dos itens mais essenciais na hora da fabricação de peças artesanais. Tanto para trabalhos em patchwork como em quilt, a manta acrílica de poliéster garante maior durabilidade e resistência, além disso evita que o desgaste por conta das lavagens prejudique o tecido. O produto oferece sustentação e também pode ser usado para dar uma impressão de profundidade às peças, com a aparência mais “fofa”. Os artesãos de todo o mundo também usam a manta acrílica na hora da decoupage em caixas de madeira, mdf, acrílico, entre outros.

O trabalho artesanal depende da densidade da manta e para qual finalidade ela foi feita. A manta mais fina, por exemplo, é mais fácil de manusear e demonstra um trabalho mais leve que mostra os pontos do quilting, já as mantas com densidade média, formam uma textura no quilting com um acolchoado e as mantas com densidade mais grossas destacam o relevo no acolchoado e garante uma edredom quentinho e de máxima qualidade. Porém, também é importante lembrar na hora do manuseio, que as mantas mais finas são melhores para manusear com as mãos, mas já as mantas mais grossas são melhores para se manusear com máquinas de costura.

A manta acrílica também nos aquários de peixes

As mantas também podem ser utilizadas como um ótimo filtro para água de aquários. Por ser macia e fibrosa ao mesmo tempo, ela pode ser considerado o pulmão do aquário, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos peixes e a manter a água limpa e sem odores de qualquer tipo.

Para ser utilizado como filtro de aquário a manta deve ter uma gramatura de 60 a 150, sendo a última mais utilizada. Além disso, deve-se levar em consideração o tipo de água do aquário, o tamanho, a quantia de litros que ele aguenta e o tamanho e as espécies do peixe, para que a escolha seja mais assertiva.

 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados