Tapetes para Decoração – Como escolher? Melhores modelos

Encontrar as melhores opções de tapetes para decoração não é tarefa fácil. Requer pesquisa e atenção aos detalhes para que o resultado seja o melhor possível. Pensando nisso, nós trouxemos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de escolher a melhor opção para a sua casa. 

Conheça as possibilidades e, a partir disso, crie ambientes planejados e confortáveis para você e toda a sua família. Acompanhe este texto e saiba mais.

Veja também tapetes decorativos para sala.

tapetes para decoração

Melhores modelos de tapetes para decoração

Elencamos abaixo as melhores opções de tapetes para decoração, considerando opções para cozinha, sala e outros ambientes da casa. Crie composições diferenciadas, que fujam da mesmice e desfrute de resultados maravilhosos.

Tapetes para sala

Os tapetes para sala costumam ser mais sofisticados e elegantes, tendo em vista que este espaço requer um toque mais especial na decoração. Por conta disso, peças maiores e que se destacam na decoração são sempre bem vindas. Existem modelos distintos que podem ser utilizados, como tapete de couro e até mesmo carpetes.

Tudo dependerá do seu objetivo final e da sua decoração como um todo. Entenda essas duas possibilidades com as nossas dicas abaixo:

Tapete de couro

O tapete de couro é uma das opções mais sofisticadas tanto para a sala de TV quanto para a sala de estar. Isso porque a sua composição natural promove um acabamento sem igual para o ambiente, deixando-o muito mais marcante e sofisticado.

Perfeito para quem não mede esforços na hora de criar uma decoração mais moderna e elegante, e que gosta de uma pegada um pouco mais neutra. De todo modo, você poderá também incluir um pouco de cor na sua sala, com o uso desse tipo de tapete.

Caberá a você também considerar o seu gosto pessoal, é claro.

Veja aqui alguns modelos de tapetes de couro.

tapetes para decoração

Carpetes

Os carpetes, por sua vez, são mais interessantes para ambientes que queremos criar um ar de aconchego ainda maior. Isso porque eles criam diversas vantagens no cômodo: conforto, beleza, sofisticação, mais segurança, entre outros fatores.

No entanto, se você deseja o seu tapete como um complemento no ambiente, pode apostar nos carpetes para, dessa maneira, atentar-se para outras possibilidades.

Mas, lembre-se que é possível utilizar o tapete também sobre o carpete, a fim de destacar pontos específicos em sua sala, ok?

Veja alguns modelos de carpete aqui.

Tapetes para cozinha

Os tapetes para cozinha, por sua vez, precisam apresentar um acabamento que seja mais adequado para o espaço em questão. Visto que estamos tratando de um ambiente mais úmido, não dá para utilizar um tapete que seja felpudo, por exemplo.

Afinal, você poderá danificar o mesmo uma vez que ele possa estar sempre molhado, ou ainda, caso derrube algum tipo de produto utilizado no dia a dia da cozinha. 

Portanto, a melhor opção de tapetes para decoração da cozinha é justamente as passadeiras. Veja um pouco mais sobre elas:

Passadeiras para cozinha

As passadeiras são a melhor opção de tapetes para decoração da cozinha. Como estamos tratando de um material impermeável, o mesmo não se danificará caso você derrube algum líquido sobre, por exemplo.

Além disso, ele não se manchará com facilidade, desde que você retire a sujidade assim que ela cai sobre ele, é claro. Mas, até nestes casos a limpeza é muito mais facilitada, e com o uso de um pano úmido e às vezes um pouco de sabão neutro já são mais do que suficiente para a higienização. 

E ainda: a secagem é muito mais rápida, inibindo desconfortos e contratempos. Além de que o tapete é bem aderente ao chão, diminuindo inclusive a chance de acidentes domésticos. 

tapetes para decoração

Outros ambientes

Além de pensar nos tapetes para decoração da sala e da cozinha, precisamos também considerar os outros ambientes de nossa casa. Para isso, existem muitas opções, além das citadas acima, que podem se enquadrar nas suas necessidades.

Passadeira

As passadeiras de uso geral também são muito bem vindas no banheiro, em corredores e outros espaços de nossa casa. Elas costumam, como o próprio nome já diz, dar passe em caminhos mais longos, para deixar um acabamento mais bonito e interessante.

É por isso que elas estão sempre em corredores ou na frente de móveis maiores, como pias de cozinha, por exemplo. Além de bonitas, mantém uma maior limpeza na casa, além de trazer conforto e bem estar tátil.

Capacho

O capacho vinil, por sua vez, além de manter a nossa casa sempre bonita, também é responsável por uma função muito importante: a limpeza nas entradas dos ambientes. Afinal, é com o auxílio do mesmo que podemos limpar os calçados antes de entrarmos em casa.

Com isso mantemos mais praticidade com os cuidados com a limpeza no dia a dia, deixando tudo ainda mais interessante, bonito, organizado e confortável.

Veja aqui alguns modelos de capacho.

tapetes para decoração

Tapetes para decoração: o que considerar na hora de escolher

Os tapetes para decoração podem ter outras finalidades além de deixar o ambiente lindo. Quando consideramos isso, fica muito mais fácil escolher a alternativa que seja mais condizente com as nossas necessidades.

Por exemplo, em um quarto infantil, além de deixar o ambiente mais elegante, precisamos também prezar pelo conforto e segurança da criança. Assim, um carpete pode ser uma pedida muito interessante.

Afinal, o carpete é aderente ao chão e evita tropeções, além de que ele não deixará a criança escorregar, uma vez que o mesmo está fixo. Além disso, há ainda o conforto de não haver o contato direto com o piso gelado, sendo importante até mesmo para a saúde do pequeno.

Por isso, na hora de escolher os seus tapetes para decoração, é preciso considerar:

  • A harmonia na decoração: Observe que tipo de material seria mais condizente com o restante da decoração da sua casa. Assim fica mais fácil decidir cor e textura.
  • Funcionalidade: Entenda qual a real necessidade de um tapete em determinado local. Conforto térmico? Segurança? Proteção? Assim você também terá um norte mais interessante para uma escolha mais assertiva.
  • Seu orçamento: Por fim, lembre-se de considerar o orçamento que você tem disponível para esta finalidade, é claro. Assim já saberá quais modelos são mais adequados às suas necessidades, podendo escolher com mais precisão.

Seguindo essas dicas, certamente você fará uma escolha muito assertiva e os seus resultados serão os melhores possíveis. Se você tiver alguma dúvida sobre como escolher ou encomendar o seu tapete, converse com a nossa equipe! Estamos à disposição para lhe ajudar a criar o ambiente mais confortável e bonito para você e toda a sua família.

Deixe um comentário

× Dúvidas?