Guia Completo de Colchonetes – Como comprar? O que considerar?

Não seria uma ótima ideia ter um guia completo de colchonetes? Pois bem, é justamente esta a proposta do nosso texto de hoje. Aqui, você vai entender um pouco mais a respeito do assunto e entenderá quais critérios considerar na hora de comprar bons produtos.

Independente da usabilidade que você irá destinar ao colchonete, saiba que é preciso atentar-se para alguns pontos importantes. Por exemplo, um colchonete para academia requer algumas especificidades diferentes de um colchonete para camping. Afinal, as superfícies de utilização serão diferentes, bem como o ambiente.

Veja também melhores tapetes de yoga.

É claro que a utilidade básica de um colchonete é conforto e disso todo mundo sabe. Mas, dependendo da densidade, do tamanho e de outros fatores, pode ser que este conforto não aconteça. Por isso, é fundamental comprar certo!

Quer saber tudo sobre o tema? Então, vamos lá!

Para ler depois: Saiba tudo sobre espumas

guia completo de colchonetes

Guia Completo de Colchonetes – Como comprar o colchonete ideal?

Para entender como comprar um colchonete ideal, nada melhor do que se basear em um guia, não é mesmo? Pois bem, em nosso guia completo de colchonetes falaremos a respeito de alguns critérios importantíssimos na hora da escolha para que tudo dê certo e você compre um bom produto.

Mas, acima de ser um bom produto, você precisa comprar o produto certo. Conforme já falamos anteriormente, cada situação é única e requer um colchonete específico. E isto nem sempre é considerado na hora da compra. Por exemplo, um colchonete para usar no chão da academia precisa ter uma densidade diferente de um usado no chão de um bosque, durante um acampamento.

É lógico que somente pelo fato do conforto você não precisa buscar fórmulas e especificidades exclusivas. Muitas vezes o que você precisa é de um colchonete, e não de dores de cabeça para comprar o melhor, o mais confortável e com as espumas mais tecnológicas, não é mesmo?

Mas a questão é a seguinte: o colchonete errado pode provocar dores pelo corpo e pode não ter uma durabilidade muito longa. E, se ele não durar muito, logo você terá que comprar outro, e outro, e outro…

Por isso, atente-se aos seguintes pontos. Anote aí:

  • A utilidade do produto precisa ser clara: cada produto servirá para uma função;
  • Atente-se para a aderência do produto;
  • Será que você precisa de um colchonete impermeável?
  • Olhe bem para a densidade do colchonete antes de comprá-lo;
  • Qual o tamanho ideal de colchonete?

Quer saber como cada uma destas situações deve se enquadrar na sua compra? Pois bem, então acompanhe o texto que iremos detalhar cada uma delas a partir de agora!

Observe atentamente a utilidade do produto

O primeiro passo para que você compre um colchonete de qualidade, é observar a utilidade dele de forma geral. Quer ver um exemplo prático do quanto é importante atentar-se para isso? Vamos lá.

Imagine que você queira comprar um carro para terrenos sinuosos, com lama e barro. A sua melhor escolha, então, vai ser um carro alto, forte e com pneus grandes, para aguentar este tipo de desafio. E isto faz com que um carro comum, de passeio e sem muita potência seja ruim? Claro que não! Apenas cada um tem a sua utilidade.

E o mesmo vale para a escolha de seus colchonetes. De nada adianta você adquirir um produto feito para a academia, se você for usá-lo no camping, por exemplo. Pode ser que a densidade não seja suficiente, pode ser que ele não seja confortável, pode ser que o revestimento não aguente, etc.

Por isso, o primeiro passo é: esclareça a utilização e compre com base nisso. Há produtos para diversos fins e não existe um melhor e outro pior. Existe o certo, para o momento certo.

Para ler depois: Espumas Industriais

guia completo de colchonetes

Atente-se para questões de aderência

Em nosso guia completo de colchonetes, não podemos deixar de falar da aderência. Esta talvez seja uma característica importante para este tipo de produto, uma vez que algumas atividades pedem uma grande aderência do colchonete no chão.

Pois bem, alguns modelos possuem uma aderência muito boa, e outros não. No caso de pisos de academia, é muito comum que o piso em si já seja antiderrapante. O que é ótimo, pois acidentes podem ser evitados.

Porém, olhe sempre para este atributo e busque entender se o que você precisa é de um colchonete antiderrapante ou não. No caso de terrenos mais lisos e até úmidos, como terrenos de camping, talvez você precise de produtos que garantam esta aderência.

A impermeabilidade pode ser um aspecto importantíssimo

Talvez este seja um dos atributos que devem ser aplicados tanto para colchonetes de academia, quanto para colchonetes de camping: a impermeabilidade. Afinal, você não quer que seu colchonete encharque na primeira utilização e fique por horas inutilizável a espera da secagem, não é mesmo?

Por isso, sempre busque na descrição do produto ou pergunte para o vendedor se o colchonete é impermeável. Se for, você garantirá uma vida útil muito mais longa e uma higiene mais fácil e correta. Afinal, é muito mais simples limpar um colchonete impermeável do que um não impermeável.

A densidade do colchonete pode fazer toda diferença

Você já ouviu falar na densidade dos colchonetes? Pois bem, este critério técnico pode fazer toda a diferença no seu produto. Você pode ter o melhor colchonete, o mais impermeável e o mais antiderrapante de todos. Mas, se a densidade do produto não estiver correta, ele não servirá para você ou para sua atividade.

Pense que, quanto mais denso for o colchonete, mais ele será duro. Logo, quanto mais grosso, maiores são as áreas de utilização. Por exemplo, um colchonete extremamente fino não é o mais recomendado para ambientes externos ou terrenos irregulares. Agora, ele pode ser útil em um chão plano e com piso. Como por exemplo, o chão da academia. Ou até mesmo, uma graminha baixa.

A densidade ideal do colchonete também diz respeito ao seu peso. Quanto mais fino for o colchonete, menos ele tem a capacidade de ser confortável e resistente ao peso de uma pessoa. Para academias, colchonetes com densidade 28 já são ótimos e geralmente garantem um bom conforto para diversos biotipos.

Colchonetes com densidades maiores, de 30 até 80, são recomendados para pessoas mais pesadas e para ambientes mais rudimentares.

guia completo de colchonetes

Observe o tamanho do colchonete para a função ideal

Outro ponto fundamental que nosso guia completo de colchonetes aborda, é o tamanho do produto. Cada produto poderá ter uma dimensão específica e isto faz uma diferença automática na sua performance ou tipo de exercício que você pratica.

Colchonetes pequenos geralmente são para exercícios em que não é necessária uma parte tão grande do corpo para apoio. Colchonetes maiores já são muito mais indicados para pessoas que precisam ficar completamente deitadas e precisam de conforto em todas as áreas para realizar um exercício específico.

Por isso, converse com seu profissional de educação física para entender as posições de exercícios e, com base nisso, compre seu colchonete. Já para atividades de lazer, como brincadeiras ou até mesmo acampamentos, o tamanho não interfere tanto. Desde que seja o suficiente para você ficar sentado ou deitado, caso use como cama.

Para ler depois: Borrachas em EVA

Colchonete para camping – O que observar na hora da compra?

Bom, vamos listar alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de comprar um bom colchonete para camping. Lembre-se de nosso exemplo anterior: não existe colchonete bom ou ruim. O que existe, é o colchonete certo. Salvo exceções em que o material é ruim, claro. Mas, sempre busque por lojas confiáveis e que trabalhem com produtos de qualidade, como a JC Decor.

Veja o que considerar para a compra de colchonetes para camping:

  • Densidade suficiente para terrenos incorretos;
  • Tamanho para sentar ou deitar – Você escolhe;
  • Materiais resistentes a chuva e galhos;
  • Materiais dobráveis ou facilmente guardáveis;
  • Costuras resistentes e que não rasguem com galhos ou raízes;

Colchonete para academia – O que observar na hora da compra?

Já os colchonetes para academia podem seguir os mesmos critérios. Porém, considerando o ambiente em si, alguns itens não precisam ter tanta espessura ou acabamentos fortificados. Mas isto não quer dizer que você deva comprar um modelo extremamente simples e fino, ok?

Veja alguns critérios para adquirir um bom colchonete para academia:

  • A densidade deve ser de acordo com seu peso;
  • O tamanho é importante para servir a alguns exercícios – Fale com seu educador físico;
  • A impermeabilidade garante que o suor não penetre na espuma;
  • A higienização precisa ser prática, pois você estará cansado após o treino;

mulher treinando confortavelmente

Qual o preço de bons colchonetes e onde comprá-los?

E, por último, falaremos sobre os preços dos colchonetes. Você encontrará modelos a partir de R$ 52,00 e eles podem variar de acordo com algumas especificidades, tamanhos, densidades, etc. Opte sempre por lojas de procedência e que entendam do assunto, como a JC Decor, e garanta os melhores colchonetes para suas atividades de treinos ou lazer!

Deixe um comentário

× Dúvidas?