Toalha de Banho

Toalhas de banho: dicas de cuidados e como deixá-las macias

A toalha de banho é um elemento de higiene pessoal essencial no cotidiano. Seu uso é constante e, por isso, o tecido se desgasta facilmente, deixando as peças ressecadas e perdendo a maciez. Mas, de fato, lavá-las diversas vezes é necessário para que possam ser usadas frequentemente no dia-a-dia.  

No entanto, há algumas dicas e modos de cuidado que podem aumentar a durabilidade das toalhas, deixando-as sempre macias e perfeitas para serem usadas sem que fiquem desgastadas a cada lavagem.

Separamos as principais delas a seguir. Continue e a leitura e confira. 

6 dicas para melhorar os cuidados com as peças

Muitas pessoas têm seus truques e dicas para manter as toalhas sempre com cheiro e aspecto impecável! Inclusive, muitas pessoas são apaixonadas por esse item a ponto de ter dezenas de unidades em casa. Por isso, reunimos as principais dicas de cuidados com as toalhas de banho a seguir para que você possa cuidar cada vez melhor das suas. Confira e coloque em prática! 

1. Lavagem

A lavagem das toalhas é um processo importantíssimo, e o que muitos não sabem é que elas devem ser lavadas separadamente de todos os outros tipos de peças. Portanto, sempre que for lavar suas toalhas, junte-as e lave-as sozinhas.

Além disso, é importante lembrar que exagerar no uso do amaciante achando que os tecidos vão ficar mais macios e cheirosos é um mito. Pois, na verdade, o excesso de produto nas toalhas, seja amaciante ou sabão em pó, faz com que a fibra fique desgastada e deixa a toalha áspera.

2. Tirar a goma antes de usar

É preciso ter o hábito de lavar as toalhas antes do primeiro uso, depois de compradas.

As toalhas de banho novas possuem uma goma de cerdas que impedem a absorção de água. Sendo assim, se usá-las antes de retirar esta camada, provavelmente não se secará com facilidade.

Portanto, para evitar isso, basta deixar as toalhas novas de molho em água com um pouco de bicarbonato de sódio por 1 hora e depois lavá-las normalmente e, então, ter o primeiro banho com a toalha nova.

3. Vinagre para amaciar as toalhas

Deixar as toalhas sempre macias pode parecer complicado após certo tempo de uso. Mas há uma dica que pode acabar com este problema!

O uso do vinagre pode ser muito eficiente em tecidos mais grossos como os das toalhas. Desse modo, é sempre bom deixar a peça de molho numa mistura de vinagre.

Para essa mistura, será necessário apenas o vinagre, água e bicarbonato de sódio. Confira as medidas: 

  • 10 litros de água quente;

  • 1 copo de vinagre claro;

  • ½ xícara de chá de bicarbonato de sódio.

Como fazer: você irá dissolver o vinagre e o bicarbonato de sódio na água que está aquecida e em seguida colocar as toalhas de molho por 20 minutos e depois levá-las normalmente.

4. Secar as toalhas no varal 

As toalhas não devem, de jeito nenhum, serem colocadas para secar no banheiro, quarto ou em algum ambiente fechado. Deve-se deixar as toalhas em ambiente aberto para que sequem por completo e não absorvam a umidade do ar, evitando, assim, que fiquem com mau-cheiro.

No entanto, secar as toalhas em ambiente aberto não significa deixá-las expostas ao sol. Se secas no sol, as toalhas de banho desbotam mais rápido e ficam endurecidas, e não é este o objetivo.

5. Não pendurar as toalhas em ganchos

É preciso evitar de deixar as toalhas penduradas nos ganchos e no box do banheiro, uma vez que, por estarem em ambiente úmido e fechado, elas não secam completamente, e isso pode gerar a proliferação de bactérias e fungos no tecido, causando o mau-cheiro.

A solução é, como falado anteriormente, estender as toalhas em lugares abertos e nos varais para que sequem por completo.

6. Não passar ferro a vapor 

O hábito de passar as toalhas depois da secagem para guardá-las é dispensável e deve ser evitado. Passar as toalhas com o ferro faz com que o tecido fique ainda mais amassado e, com o tempo, mais duro e áspero.

Portanto, como o objetivo é evitar que as peças percam a maciez e durem mais, deve-se deixar de usar este método.

Após a secagem, dobre as toalhas de forma uniforme ou em tubinhos e guarde-as no armário.

Além da secagem e lavagem da maneira correta, é importante se atentar às outras dicas e sempre lembrar-se de rotacionar o uso das peças. Assim, com estes passos e dicas, suas toalhas de banho permanecerão sempre macias, cheirosas e com uma durabilidade maior.

Siga essas dicas e organize suas toalhas de banho, deixando-as mais bonitas e agradáveis para você, sua família e seus convidados.  

A JC Decor está à sua disposição com diversas opções para o seu lar! Entre em contato com a gente.

 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados