Piso Tátil

Piso Tátil – O que é e como comprar corretamente?

Certamente você já ouviu falar das normas e necessidades urbanas, bem como os equipamentos e ferramentas que precisam ser instaladas para a acessibilidade de todos. Pois bem, o piso tátil é justamente isso: uma forma de proporcionar segurança e acessibilidade para deficientes visuais. Afinal, este produto faz com que as pessoas possam se guiar através de relevos e superfícies que indicam a direção. 

Porém, você sabia que existem dois formatos/modelos disponíveis? E melhor, você sabia que existe uma norma que requer alguns requisitos básicos para a utilização correta do piso tátil? Bom, iremos te ajudar a entender tudo isso a partir de agora para que você, de fato, saiba como comprar os melhores materiais. 

A Norma Regulamentadora ABNT NBR 9050

Antes de comprar qualquer piso tátil, você precisa entender que existem algumas regras que se aplicam ao produto. Estas regras são organizadas pela Norma Regulamentadora ABNT NBR 9050. Ou seja, qualquer tipo de perícia ou inspeção somente validará o piso tátil, caso ele se enquadre com as necessidades da normalização. Iremos explicar, de forma resumida, alguns dos principais pontos que precisam ser observados. Acompanhe.

As cores precisam ser contrastantes

A cor do produto é um critério importantíssimo. Somente as cores certas serão autorizadas pelas inspeções. Ou seja, se você precisa enquadrar o seu comércio ou estabelecimento dentro da NBR 9050, saiba que o contraste nas peças é um dos pontos fundamentais. Isso quer dizer que o piso tátil precisa ser completamente diferente do restante da calçada ou piso. 

Este produto não é útil somente para pessoas com 100% de deficiência visual. Mas também, para pessoas com a visão comprometida. Logo, o contraste (diferença de cores) ajudará estas pessoas a seguirem seu caminho com segurança.

O relevo precisa ser bem definido

Depois do contraste, obviamente, as peças precisam ter um relevo relativamente alto para que pessoas com a visão completamente comprometida consigam se guiar através de bengalas. Se o piso tátil não tiver um relevo suficiente, dificilmente ele se enquadrará na norma 9050, o que pode atrasar seus planos de inauguração.

Por isso, compre produtos em locais especializados no assunto, como a JC Decor. Aqui você encontrará o piso tátil ideal para o seu projeto!

Piso tátil direcional

O piso tátil pode ainda ser dividido entre duas categorias: o direcional e o de alerta. Ambos precisam estar enquadrados na norma técnica mencionada anteriormente e ambos possuem funções diferentes. O direcional, neste caso, ajuda as pessoas a seguirem um caminho constante. Por exemplo, eles levam do ponto A ao ponto B. 

Piso tátil de alerta

Já o piso tátil de alerta não tem a função de levar do ponto A ao ponto B. Porém, tem função importante de alertar as pessoas de que há perigo a frente ou mesmo que o caminho mudará de direção. 

Como instalar o piso tátil?

Para instalar o piso tátil é muito simples. Basta demarcar as posições das direções, passar cola de contato no chão e no piso e fixar o material. Utilize um martelo de borracha para fixar bem o piso. Depois, basta esperar a cola secar por cerca de dez minutos e pronto.

Lembre-se de limpar bem o local antes mesmo de passar a cola, ok? Isto será importante para dar uma melhor aderência ao produto.

Conte com a JC Decor para encontrar ótimos modelos de piso tátil!

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados