Palha Indiana - Modelos, Preços, Benefícios

Palhas Indiana

A decoração de uma casa ou de um ambiente externo ou interno serve para mostrar zelo e organização pelo local, fazendo com que o espírito de seus organizadores ou do próprio local sejam refletidos no estilo de mobília. E, para tanto, hoje o mercado oferece infinitas opções de materiais, basta se informar sobre cada uma delas e deixar a imaginação e a criatividade fluírem livremente. 

A palha indiana sintética, ou rattan, acaba por ser uma opção incrível para aqueles que preferem um design mais clean e rústico ao mesmo tempo, sem deixar de lado a criatividade e a elegância. Sendo assim, ela é muito recomendada para compor o ambiente de maneira sofistacada e inovadora. Saiba mais sobre ela a seguir, seus usos, cuidados e muito mais! 

 

palha indiana

Palha indiana sintética

Produzido na Indonésia, a palhinha indiana sintética, também conhecida como rattan ou cana da Índia, é destinada principalmente a empalhadores, fabricantes de móveis e consumidores interessados em artesanato. A JC Decor comercializa a premium do tipo: a fita azul, que possui atestado fitossanitário. 

Com história ligada à confecção de artigos de luxo, os móveis tecidos com a palha indiana são utilizados pelas cortes europeias desde o início do século XVI, se popularizando no século XIX, em Viena. A versão natural do rattan é originária de países da Ásia e da Oceania, sendo uma espécie de palmeira conhecida como Calamos Rotang. 

Em uma época em que as cadeiras e poltronas não eram lá muito confortáveis, a palhinha acabou por ganhar seu espaço, visto que era muito mais leve e confortável do que os outros materiais. Seu aspecto de leveza também chamou a atenção para os admiradores da beleza e do bom gosto. 

Com a possibilidade do produto sintético é possível adquiri-lo nas mais diversas cores e texturas. O rattan transmite um maior aspecto de aconchego devido a sua semelhança com a natureza, fazendo com que aqueles que o observem acabem acreditando em seu potencial natural e não no sintético. Com sua leveza, maleabilidade e resistência, são muito recomendados para os móveis que você não deseja substituir por um bom tempo.

Aqui no Brasil, é muito comum que entreguemos a denominação do rattan para qualquer móvel de fio trançado, seja ele de vime, junco ou cana da índia, mas, independente dessa pequena confusão, todos os materiais são da mais alta qualidade.

palha indiana sintética

Palha indiana para decoração

Seu aspecto natural não precisa se limitar a móveis para ambientes externos ou de praia. As decorações de estilo clássico, elegante e sofisticado têm apostado cada vez mais na presença da palha indiana para garantir um toque a mais de aconchego no ambiente e também para ajudar a criar um ponto de contraste.

A fibra é versátil e se adapta a todos os cômodos da casa, indo bem desde o banheiro até o home office, passando pela cozinha, quartos e espaços nobres como a sala de estar e de jantar. A dica é usá-la com cautela, sem exageros, para não sobrecarregar visualmente os ambientes.

O rattan ainda pode ser usado na cor natural, envernizado ou colorido, dependendo da proposta de decoração. Tons de bege e marrom e cores quentes, como vermelho e amarelo, são os que mais combinam com a estética rattan.

Com  relação à versatilidade do rattan, temos a opção da produção de cestos com o material, seja para decoração de ambientes ou para festas. A inovação é um dos pontos mais positivos da palha indiana sintética. Seu aspecto leve faz com que decoradores e pessoas com olhos para a sofisticação acabem por escolhê-lo sem pensar duas vezes, além de combinar com qualquer tipo de ambiente, trazendo à tona um ar de classicismo e leveza.

Cuidados com a palha indiana

Um móvel de rattan, se bem cuidado, pode durar por muitos anos e te acompanhar durante as mais diversas transições da vida, o que inclui as estações do ano, visto que se adapta facilmente a qualquer clima.

Para que isso seja possível, nada melhor do que deixar a sua peça sempre limpa e protegida. Mesmo que saiba se adaptar bem às mudanças climáticas, é importante não deixá-lo diretamente no sol, o que evitará, a longo prazo, a proliferação de fungos, bactérias e ácaros.

Assim, a principal recomendação é não deixar móveis e objetos que contenham esse material expostos ao sol ou a chuva. Caso a palha indiana seja usada em móveis de ambientes externos, mantenha-o sob alguma cobertura. Outra boa ideia é protegê-lo com uma camada de verniz.

Para limpar, use apenas um pano seco. Em caso de manchas ou sujeiras mais difíceis de remover, umedeça um pano com água e sabão neutro e depois seque com um pano o mais rápido possível para evitar o desgaste da coloração do móvel. Caso haja alguma parte trançada, o recomendado é que seja limpa com uma escova de cerdas macias.

Presença na mídia

Embora seja pouco divulgada em sua formação original, a palha indiana acabou por ganhar espaço nas mídias, aparecendo em decorações de novelas e até alguns filmes nacionais. Com isso, sua procura aumentou, tanto pela questão do bom gosto e da valorização de sua produção quanto pela estética do ambiente.

Em uma das novelas da emissora Globo, Novo Mundo, o rattan teve um enorme espaço de destaque nos ambiente cinematográficos, chamando a atenção para a sua existência e demonstrando para o público que, mesmo em tempos antigos, era possível ter móveis modernos com um toque de sofisticação.

Antes utilizada apenas em cestas, a palhinha também ganhou formato nos sofás, bancos e cadeiras, tanto de épocas antigas quanto dos tempos atuais, não perdendo a atemporalidade e, muito menos, a usabilidade e versatilidade. Dessa maneira, podemos afirmar que o rattan é um material leve e pode ser utilizado nos mais diversos ambientes.

Confira no nosso site a palha indiana de alta qualidade que oferecemos e solte a imaginação para usá-la em seus ambiente, deixando mais leve, modernos e sofisticados. Não deixe de conferir e qualquer dúvida basta entrar em contato conosco pelos nossos canais de comunicação. 

 

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

Filtros

Tabela  Lista

2020 © Direitos Reservados