Cortina Blecaute

Escurinho do cinema na sua casa: a cortina blecaute

A cortina blecaute, também conhecida como cortina corta luz, caiu no gosto dos consumidores por causa de seus inúmeros benefícios. Além de impedir que qualquer reflexo de luminosidade passe pelas janelas, ela também garante privacidade, protege os móveis do excesso de sol, atua no condicionamento acústico diminuindo o ruído vindo das ruas e proporciona conforto térmico dentro de casa, retendo 30% do calor presente no ambiente externo. A cortina blecaute, com seus diversos tecidos, pode tornar o ambiente mais aconchegante e estiloso, desempenhando assim um papel importante no projeto de decoração da casa.

Ela pode ser projetada por meio de um tecido mais grosso adicionado à cortina de tecido fino decorativa e a corta luz pode ser feita de poliéster ou PVC preso a um outro tecido, como um adereço em que a peça fica muito mais grossa e com uma durabilidade maior. Você também pode adicionar uma nova cortina atrás daquela que escolheu para decorar o ambiente, aumentando a possibilidade de mudanças na decoração do cômodo.

Se você prefere peças com tramas mais fechadas e com maior capacidade de bloqueio da luz do sol, tecidos como veludo, seda, algodão e linho podem ser a melhor escolha. Na hora de instalar, vale considerar duas opções: o trilho suíço no forro ou o varão - este é instalado direto na parede.

Projetos de decoração aliados da cortina blecaute

Na hora de comprar sua cortina blecaute é preciso pensar no cômodo que mais recebe raios solares, para assim proteger os móveis. Também preveja com atenção o tamanho da cortina, já que ela deve ser de 10 a 20 centímetros maior que a janela - em todos os lados.

Tecidos leves podem facilitar na hora de compor os ambientes, transitando por diversos estilos que vão dos mais clássicos aos mais modernos. Se você prefere cortinas com estampas e cores fortes, a sugestão é que elas sejam usadas em cômodos maiores, combinadas com tons neutros, que por sua vez dão liberdade e facilitam na hora de criar ambientes harmônicos e com mais cor.

Cortinas com cores escuras devem ser evitadas em janelas onde o índice de luz solar é intenso, pois elas podem reter calor e assim aumentar a temperatura do ambiente, gerando um desconforto no cômodo. Se a sua intenção é aquecer determinado cômodo recomenda-se utilizar cortinas que sejam confeccionadas com tecidos mais pesados ou com sobreposições.

Funcionalidade e conforto: motivos para usar a cortina blecaute

A cortina blecaute é muito funcional para diversos cômodos da casa, principalmente para os quartos. Ela auxilia na redução de raios de luz natural ou artificial, que podem surgir no período da noite favorecendo a criação de um local aconchegante, confortável e propício a boas noites de sono e descanso. Além disso, ela dá privacidade ao ambiente mais íntimo da casa.

Na cozinha, as melhores opções são as cortinas blackouts com bordados e estampas de frutas, flores e talheres deixando a decoração ainda mais divertida, para esse ambiente leve e de convivência familiar que é a cozinha.

Tamanho sem problemas: saiba as medidas certas para comprar a sua cortina blecaute

Para não ter problemas na hora de comprar o tecido, é importante saber o tamanho exato da janela. Após isso, a compra pode ser realizada se colocarmos em mente que a cortina deve ser um pouco maior, garantindo que o tecido proteja contra a claridade mesmo em dias de ventania.

Sendo assim, para tecidos leves, multiplique o tamanho da janela e da sobra (cerca de 20 cm para cada lado). Caso você opte pela compra de um tecido mais pesado, a multiplicação deve ser feita por três, para que não haja problemas na hora de cobrir a área desejada. Esses ainda podem ser uma boa para as épocas de frio, pois ajudam a aquecer o ambiente que se encontram.

Uma das vantagens do tecido blackout mais comprido é que ele alonga o pé-direito do cômodo, dando um efeito moderno e refinado para o ambiente, enquanto isso as cortinas curtas casam bem com móveis aparadores e em quartos infantis, criando um espaço mais divertido e alegre.

Outro fator a ser decidido na hora da compra é a decisão de qual suporte será utilizado, o varão ou o trilho, o trilho pode ficar embutido no gesso, já o varão é fácil de instalar e limpar e pode ser cromado, dourado ou de madeira

Decoração e leveza: as cortinas blecaute

As cores da cortina blecaute podem trazer diversos sensações aos ambientes que elas irão decorar, as cores neutras, por exemplo, o que possibilita um projeto de decoração mais colorido para os outros móveis.

Porém, os tons mais escuros podem desbotar com a luz do sol, portanto é importante levar em consideração a quantia de luz que entra no ambiente em questão.

O voil é o modelo mais clássico da cortina blackout, podendo ser usado tanto sozinho quanto em conjunto com algum tipo de forro. Sua textura pode inspirar requinte e simplicidade no ambiente.

Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
Filtros

Tabela  Lista

  1. 1
  2. 2
2020 © Direitos Reservados