Tipos de Tecido para Sofá – Jacquard, Linho, Rústico, Suede, Acquablock

Escolher entre os tipos de tecido para sofá não é uma tarefa fácil, pois existem muitos modelos para ambientes internos e externos.

Para quem ama uma decoração de casa, apostar em um sofá aconchegante e que combine com a mobília é bem importante.

Afinal, ambientes podem ser repaginados apenas com a troca de tecido do sofá, abrangendo o novo estilo de ornamento escolhido para o espaço.

Mas, afinal, qual o melhor tecido para sofá? Como escolher e onde encontrar? Entenderemos tudo a partir de agora. Acompanhe!

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

tipos de tecido para sofá

Tipos de tecido para sofá – Quais são os melhores modelos para reformas?

Atualmente, é possível encontrar diversas variações de tecidos para as reformas de sofá. E por isso, o ideal é que você conheça os principais.

Existem tipos de tecido de sofá que são ideais para quem possui animais de estimação, pessoas alérgicas e impermeáveis para usar em ambientes externos.

Confira abaixo quais são os melhores modelos para as reformas, levando em consideração também a funcionalidade e o preço.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Jacquard

O tecido Jacquard é considerado uma das melhores padronagens para sofás, pois apresenta uma maior durabilidade e conforto para este tipo de móvel.

Ideal para quem possui crianças e animais de estimação. Apostar neste tipo de tecido trará muitos benefícios, sendo ótimo para limpar e perfeito para uma decoração mais sofisticada.

Linho

Com uma textura mais leve, o tecido linho é perfeito para um sofá de ambientes minimalistas, pois sua delicadeza não necessita de outros artigos para decoração.

No entanto, este tipo de padronagem não é recomendada para casas que possuem crianças, ou até mesmo animais de estimação.

O tecido de sofá de linho não é impermeável, sendo de difícil limpeza e higienização caseira, necessitando de profissionais especializados e produtos específicos.

Suede

O tecido Suede é muito usado para confecção de sofás. Por esse motivo, sua padronagem pode ser encontrada com facilidade em diversas lojas de tecidos.

Apesar da textura confortável e elegante, o Suede costuma ter um preço mais baixo comparado aos outros tipos de tecidos para sofá.

Além disso, apresenta alta durabilidade e, quando impermeabilizado, fica mais fácil de limpar. Basta usar produtos específicos para este tecido ou misturinhas caseiras.

Acquablock

Está pensando em reformar um sofá de área externa? O tecido Acquablock é a solução, pois ele é 100% impermeável e resistente.

Sendo assim, para os móveis que ficarão em contato direto com sol e chuva, esta padronagem é excelente, além de ser bem fácil de limpar.

Veja como limpar tecido Acquablock.

Chenille

Apesar da baixa procura pelo tecido Chenille, esta é uma textura que merece estar em nossa lista, visto que seu design apresenta muitas particularidades.

Com uma composição que incluí lã, seda e algodão, o sofá de Chenille é bem confortável, com um toque charmoso do veludo.

Porém, uma das desvantagens é que este tecido não é indicado para pessoas que possuem alergias e doenças respiratórias, pois acumula bastante sujeira.

Sarja

Para renovar seu estofado, uma outra dica é o tecido Sarja, que é perfeito para combinar com ambientes em decoração Boho.

Usado também em peças de roupa, possui uma textura bem confortável e resistente, ideal para complementar as salas de TV.

Para manter a beleza do tecido de sofá Sarja, aplique uma impermeabilização, pois é um tecido de fácil acúmulo de sujeira e mancha facilmente.

Tafetá

Outro tecido que é um dos queridinhos nas reformas de sofá, é o tafetá. Disponível em várias cores e estampas, ele combina com uma decoração mais moderna.

Sua textura é semelhante à seda, proporcionando um acabamento mais sofisticado e versátil, já que pode ser usado para reencapar cadeiras.

Tecido para Patchwork

Para dar um up no visual do seu sofá velho, aposte no tecido para Patchwork. E o mais legal, é que esta técnica também pode ser aplicada em móveis.

Se você quer dar personalidade e vida a um ambiente, aposte na técnica com cores combinando com a decoração e crie uma linda e aconchegante capa para sofá.

Tweed

O tecido Tweed é considerado uma das padronagens mais nobres encontradas, com estrutura muito resistente e volumosa.

Com uma vida útil mais longa, é ideal para regiões mais frias e casas com crianças, animais de estimação e ambientes com um ornamento retrô ou clássico.

No entanto, saiba que o tecido Tweed possui um custo mais elevado, isso comparado aos demais tipos de tecidos para sofá.

Veludo

Ideal para regiões mais frias, o veludo é muito usado em decorações mais sofisticadas e modernas, proporcionando também elegância e aconchego.

Por ser um tecido mais quente, usá-lo em casas de campo e que tenham um ar mais frio é o ideal. O sofá de veludo é um convite para se acomodar.

Agora, para casas com alta temperatura, ele pode ser uma péssima opção. Assim como ambientes com grande circulação de pessoas.

tipos de tecido para sofá

Tecidos Rústicos – Quais os melhores?

Para as pessoas que amam ambientes autênticos, os tecidos rústicos para sofá são uma ótima opção para quem busca conforto e beleza.

Se você quer transformar um sofá rústico para sala ou até mesmo uma poltrona, as padronagens como o linho rústico, tecido rústico linex e couro sintético são ótimas indicações.

E por serem mais duráveis que os demais tipos de tecidos para sofá e poltronas, escolher um tecido rústico para sua peça é investir em qualidade e design.

Veja também tecidos rústicos.

Tecido barato para sofás e poltronas – Compre por metro

Quer reformar seu sofá e gastar pouco com os tecidos? Então aposte em padronagens como o tecido Suede e o famoso tecido Jacquard.

Uma sugestão é procurar o tecido ideal em lojas especializadas, como a JC Decor. Esta é uma forma de garantir uma compra segura, com produtos de procedência e que valem cada centavo.

Melhor tecido para sofá – Critérios para escolher o modelo ideal

Sabemos da mudança de visual que um sofá promove. E, com isso, não basta apenas escolher a melhor textura de tecido. É preciso uma que complemente sua decoração.

E com a variedade de opções de tecidos para reformar sofá, escolher o modelo ideal pode ser um pouco difícil. Principalmente quando existem prós e contras para a textura.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o melhor tecido para seu sofá. Confira logo abaixo.

tipos de tecido para sofa

Compre o tecido certo para ambientes externos – Se for o caso

Um dos pontos fundamentais para a escolha do tecido do sofá é a praticidade. Pois não basta adquirir a padronagem mais bela. Ela precisa ser funcional.

Por isso, leve sempre em consideração o que seu ambiente necessita. Por exemplo, se for para áreas externas, os impermeáveis são a solução.

Ninguém vai querer comprar um tecido para daqui a pouco ter que reformar o sofá novamente, não é mesmo?

Um ambiente externo, aconchegante e moderno pode ser produzido com peças de um jogo de sofá e com o tecido certo. O resultado poderá ser incrível.

Você tem pets ou crianças pequenas?

Se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, a escolha do tecido para sofá deve ser feita de maneira adequada. Afinal, neste caso, o desgaste da peça pode ser maior.

Portanto, pense sempre na conservação que o tecido terá. Assim, mesmo com crianças ou pets, o sofá durará e se manterá bonito por muito mais tempo.

Saiba também que a impermeabilidade de sofás é fundamental, assim como as limpezas diárias para conservação e higienização do móvel.

Cores lisas ou estampas – Fica a seu critério

Para escolher o melhor modelo de tecido, certifique-se do estilo da sua decoração, pois isso é crucial para fazer a escolha correta.

Todos os tecidos aqui mencionados podem ser adaptados aos mais variados tipos de ornamentos. Porém, alguns deles são melhores que outros.

Em uma decoração minimalista, por exemplo, os tecidos de cores lisas ganham maiores destaques, assim como as apostas em poucas peças de complemento.

Já para decorações de ambientes retrô e modernas, as estampas e cores vibrantes podem proporcionar um toque especial e alegre.

Alguns tecidos, como Jacquard, já possuem estampas com arabescos e detalhes clássicos, o que contribui para uma decoração mais romântica.

No entanto, para uma decoração provençal, os sofás com tecidos mais nobres, como o Tweed ou o clássico sarja, podem ser ótimas sugestões.

Tecido impermeável para sofá – Vale a pena comprar?

A impermeabilização é fundamental para prevenir acidentes e investir em durabilidade. Sendo assim, por que não adquirir um tecido impermeável para sofá?

Como já mencionamos anteriormente, o tecido Acquablock é recomendável para ambientes externos, como jardins, piscinas, solários e entre outras opções.

O tecido Acquablock é uma das ótimas sugestões de tecidos impermeáveis, já que ele protege não somente da chuva, mas também de poeiras e bloqueia a penetração de demais líquidos e ações do tempo.

Acquatec

O tecido Acquatec é uma versão totalmente tecnológica para impermeabilização, possuindo uma tecnologia antimicrobiana que protege as fibras de tecido do mofo.

Com essa capacidade de proteção molecular, esta padronagem costuma ser mais higiênica, além de ser super resistente a sujeira e de fácil limpeza.

Ele é indicado para reformar sofás e poltronas de áreas externas, localizados perto de piscinas, jardins ou ambientes com fluxo de crianças e animais.

Uma vantagem é que ele não desbota facilmente com o tempo e resiste até em condições extremas, como alta temperatura e vários dias de chuva.

Waterblock

O Tecido Waterblock também é considerado um produto impermeável, com textura resistente e um acabamento excelente através de suas cores e estampas.

Foi desenvolvido para se proteger de mofo e, por esse motivo, pode ser usado para reformar sofás, estofados e pode também ser aplicado em papel de parede.

No entanto, este tipo de tecido não é indicado para ser usado em áreas externas, pois não se adapta muito bem ao contato constante com o sol.

Apesar disso, para casas com animais de estimação que soltam muitos pelos e crianças ativas, esta textura é bem funcional, pois apenas água e sabão neutro podem ajudar a eliminar sujeiras.

Independente do tipo de decoração, sempre haverá um tecido de sofá ideal para combinar. Basta avaliar as texturas corretas para não errar na sua escolha.

Conte com a JC Decor para encontrar os melhores tipos de tecido para sofá. Aqui, você poderá comprar por metro, de acordo com sua necessidade. Assim, garante tecidos baratos e que durarão por muito tempo.

Deixe um comentário

× Dúvidas?