Tecido Tricoline – Utilidades, características e onde comprar

Você já ouviu falar do tecido tricoline? Este é um dos tipos de tecidos mais incríveis do mercado de uma forma geral. Afinal, ele não é somente versátil. Mas também, possui uma ótima relação de custo-benefício. E, hoje em dia, este tipo de situação é cada vez mais importante, uma vez que precisamos otimizar ao máximo nossas confecções ou mesmo, linhas de produção.

O tecido tricoline, por sua vez, acaba entrando como um ótimo aliado para diversos tipos de produtores, sejam eles artesanais ou industriais. Afinal, é possível fazer inúmeros produtos a partir de uma matéria prima prática e muito fácil de ser modelada, moldada, recortada e costurada.

As questões de durabilidade e resistência do tricoline acabam falando por si. Este é um produto capaz de garantir um tempo de uso incrível! Então, vamos entender tudo sobre este tecido para que você possa tirar suas próprias conclusões a respeito de sua utilização. Acompanhe o texto!

tecido tricoline

Tecido tricoline – O que é?

O tecido tricoline nada mais é do que um tecido feito a base de 90% poliéster e 10% algodão. Isto é o suficiente para trazer excelentes resultados de custo-benefício para o cliente, pois além de ser um produto leve, o tecido tricoline é muito resistente a situações do dia a dia.

É claro que o mercado oferece inúmeros tipos de tecidos práticos para que possamos usar nas mais diversas atividades que venhamos a desenvolver. Inclusive, o TNT – Tecido Não Tecido tem ganho cada vez mais relevância em frentes de decoração e proteção. Mas, como o próprio nome já diz, o TNT não é um tecido.

Já o tecido tricoline é capaz não só de oferecer uma estética mais bonita do que a maioria dos tecidos. Mas também, uma resistência maior.  Ele possui uma gramatura de 0,100kg por metro quadrado, o que dá a ele muita margem para personalizações, aplicações e exercício da criatividade.

Então, vamos ver onde ele pode ser aplicado!

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Quais as principais utilidades do tecido tricoline?

Assim como o TNT ou outros tipos de tecidos flexíveis, o tecido tricoline oferece infinitas possibilidades para o usuário. Ele é um produto que possui acabamento fino e de muito bom gosto para quem não abre mão deste tipo de atributo. Mas, ao mesmo tempo, ele não é um tecido caro.

Vejamos algumas das principais funções e práticas que o tecido tricoline pode proporcionar:

  1. Itens de artesanato;
  2. Produção de máscaras de proteção;
  3. Itens de decoração;
  4. Enxovais e roupas de cama;
  5. Moda de forma geral;
  6. Patchwork;

Falaremos sobre cada um dos pontos acima de forma detalhada a partir de agora. Continue lendo para entender tudo!

Itens de artesanato

Para produzir itens de artesanato precisamos, acima de tudo, de criatividade. Isto é um ponto óbvio e que muitas vezes não percebemos pelo fato de achar que não temos ferramentas e recursos. Porém, é verdade também que é mais do que importante ter estas ferramentas e recursos para que nossos projetos possam sair do papel.

E o tecido tricoline, talvez é o tipo de tecido que todo artesão quer ter na gaveta disponível para quando precisar. Afinal, ele ajuda a abrir a mente para inúmeros tipos de aplicações e utilidades, pois, como já falamos anteriormente, sua praticidade faz com que você possa usá-lo nas mais variadas situações.

É possível fazer desde roupinhas de bonecas, até paninhos de enfeites ou lenços personalizados para eventos especiais. Tudo isso com o tecido tricoline e com um pouco de criatividade!

tecido tricoline

Produção de máscaras de proteção

Se o seu objetivo for produzir máscaras de proteção, como aquelas usadas por médicos e enfermeiros, o tecido tricoline é uma excelente opção para isso. É claro que a máscara em si não terá a mesma proteção que uma máscara recomendada pelos institutos de segurança. Mas ela será extremamente útil para situações caseiras e do dia a dia.

Por exemplo, você poderá fazê-las para sair na rua em dias de muita poluição, poderá usá-la em casa durante uma faxina ou mesmo poderá usá-la caso estiver com sintomas de resfriados, para que evite ao máximo contaminar outras pessoas no espaço.

Itens de decoração

Os itens de decoração estão muito ligados aos itens de artesanato. O tecido tricoline é ótimo para quem gosta de decorar ambientes de forma profissional ou entusiasta. Ele é ótimo, inclusive, para ser usado como papel de parede ou revestimento de paredes com acabamentos mais rústicos ou com aspectos mais antigos.

Além disso, você também poderá usar para criar mantinhas de sofá, paninhos de decoração e uma série de outras frentes em que sua criatividade permitir. Muito legal, não é mesmo?

Enxovais e roupas de cama

Os tecidos tricoline também são ótimos para produzir enxovais e roupas de cama! Isso mesmo, se você é costureira artesã ou mesmo industrial, saiba que este tipo de tecido é ótimo para ser usado não só como elemento secundário, mas também, como revestimentos completos de um edredom ou mesmo a produção de lençóis.

Sua espessura suave e resistente ao mesmo tempo, faz com que as pessoas possam sentir-se bem sob roupas de cama confortáveis, profissionais e de muito bom gosto, com acabamentos bonitos e de muito valor agregado.

Entenda aqui tudo sobre almofadas e veja como usá-las, inclusive, na decoração de sua cama.

Moda de forma geral

Se você quer produzir peças de moda, saiba que o tecido tricoline também é excelente para isso! Seja se você busca construir peças de vestimenta simples, para usar em casa e de forma artesanal ou mesmo se você busca produzir peças de roupa em escalas maiores (até industriais), o tecido tricoline pode ser fantástico.

tecido tricoline

Patchwork

Produtos de patchwork também são excelentes alternativas para o tecido. Se você está em busca de uma fibra resistente e maleável para produzir peças artesanais dentro da técnica de patchwork, conte com a colaboração do tecido tricoline. Ele será uma verdadeira “mão na roda” para quem não abre mão de acabamentos bem feitos e de resistência.

Conservação do tecido tricoline – Siga sempre as instruções de lavagem

Para manter o tecido tricoline por mais tempo dentro do seu ramo de atuação (artesanal ou não), é fundamental que você considere sempre seguir as instruções de lavagem para que não ocorram incidentes e, automaticamente, você possa contar com uma vida útil maior do produto. Veja as instruções de lavagem na imagem abaixo.

instruções de lavagem tricoline

Onde comprar o tecido tricoline no Brasil?

Você poderá comprar o tecido tricoline conosco, na loja JC Decor. Entregamos para todo Brasil com preços acessíveis e vendido por metro linear. Ou seja, é você quem decide a quantidade de tecido que deseja adquirir de acordo com suas necessidades do dia a dia.

A JC Decor é uma loja especializada em itens de qualidade e procedência, visando sempre garantir a melhor experiência para o cliente.

Deixe um comentário

× Dúvidas?