Conheça os melhores tipos de tecido para cortina

Um bom tecido para cortina tem condições para deixar qualquer ambiente mais bonito. Afinal de contas, uma cortina no ambiente é realmente muito elegante.

Neste artigo, portanto, você vai entender mais sobre tecido para cortina. Veja como escolher, onde comprar e quais são as melhores opções.

Afinal de contas, existem muitos modelos de tecido para cortina e saber escolher um modelo adequado faz toda a diferença.

Continue lendo!

Veja também tecidos para confecção de cortinas.

lista de tecido para fazer cortina

Tecido para cortina – Qual é o melhor?

Uma dúvida bastante comum de muitos usuários é a respeito de qual o melhor tecido para cortina em determinado ambiente específico, como sala, quarto e outros.

Até porque, existem diversos tipos de tecidos para o revestimento de cortinas, cada um com suas particularidades, onde o uso nos ambientes pode depender de uma série de fatores.

Veja a seguir algumas sugestões com base em diferentes ambientes:

LocalTecido(s) mais indicado
Sala de EstarVeludo, chenille ou seda
QuartoTecidos do tipo blackout, linho ou seda
CozinhaAlgodão, poliéster ou misturas que possam ser lavados com facilidade.
BanheiroPoliéster, nylon ou vinil (opções com resistência a umidade)
EscritórioSeda, linho ou lã
Quarto InfantilAlgodão ou poliester preferencialmente estampadas
Varanda ou TerraçoPoliéster ou nylon
Ambientes FormaisSeda ou Linho
Tabela com tipos de tecido ideal para cada ambiente onde a cortina pode ser instalada.

Lembrando que cores, grau de privacidade desejado ou até mesmo o controle de luz que vai entrar no ambiente, deve ser levado em consideração na escolha da sua cortina.

Podemos também citar alguns tipos de tecido em alta:

  • Tecido suede.
  • Tecido de veludo.
  • Tecido voil.
  • Tecido Jacquard.
  • Tecido blackout.

É claro que essas são apenas algumas opções de tecido para cortina. Afinal de contas, existem muitos outros que certamente podem se adequar para determinados projetos.

Como por exemplo, o tecido de linho. Esse é um tecido ultra específico que serve, principalmente, para ambientes e lugares mais rústicos.

O linho é ótimo para quem deseja fazer uma cortina rústica, como por exemplo, para casas de campo.

No entanto, de maneira geral os melhores tecidos para cortina são aqueles que conseguem entregar duas coisas: estética e durabilidade.

Afinal, geralmente o tecido vai ficar contra o sol e ele precisa ser resistente por isso.

A seguir, entenda mais sobre os modelos da lista acima e conheça-os de perto.

Veja também: Como fazer tecido; História, tipos de fibras e processo de produção

Tecido suede

O tecido suede é um tipo de tecido muito popular e que certamente vai entrar na sua lista de melhores tecidos para fazer cortina.

Afinal, trata-se de um tipo de material altamente durável, com muitas cores e que pode emprestar uma estética ímpar para qualquer ambiente.

O tecido suede é usado, principalmente, para revestimento de sofás e outros processos que precisam de alta durabilidade.

Logo, ele pode ser uma excelente opção para fazer cortinas elegantes e com um charme extra.

No entanto, é preciso escolher bem os lugares que esse tecido será instalado. Afinal, determinadas cores podem desbotar no sol.

Prefira cores mais claras para fazer cortinas.

Veja algumas características do tecido suede:

  • Peso: 400 g/m.
  • Composição: 100% Poliéster.
  • Largura: 1,40 cm.
  • Acabamento: Amassado.
  • Impermeável: Semi-impermeável (repele a água).
  • Venda no metro (você escolhe o comprimento).
  • Ambiente: Interno.
melhores tecidos para cortina

Tecido de veludo

Você certamente já ouviu falar no tecido de veludo, não é mesmo? É aquele tecido que tem uma textura ímpar, diferente e com toque especial.

Pois bem, se o seu objetivo é fazer cortina com tecido veludo, saiba que ele é também uma ótima alternativa.

Afinal de contas, é um tecido muito prático, fácil de usar e você terá uma cortina confortável ao toque.

Esse tipo de cortina, com tecido de veludo, fica muito bem em ambientes mais frios. Afinal, o veludo é um tecido que traz um aconchego extra.

Para conhecer mais detalhes sobre esse tecido, veja algumas características:

  • Composição: 100%Poliéster.
  • Largura: 1,40m.
  • Comprimento: Metro Linear, você escolhe o comprimento.
  • Impermeável: Não.
  • Toque: Macio.
  • Acabamento: Bordado.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Tecido voil

O tecido voil é um tipo de tecido muito usado para fazer cortinas e ele é ótimo não só para a cortina em si. Mas também, para o seu acabamento.

Por exemplo, você pode comprar tecido suede ou veludo para fazer a sua cortina e fazer o acabamento dela com tecido voil.

Esse é um tecido leve e que tem um caimento fantástico, já que é fininho, fica voando com o ar que entra pela janela e deixa um clima muito bom no espaço.

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Tecido Jacquard

O tecido Jacquard, por sua vez, é um tipo de tecido extremamente versátil. Ele é ótimo para quem precisa de um tecido fácil de aplicar em vários ambientes e tem uma elegância incrível.

Assim sendo, se você não conhece, saiba que o tecido Jacquard é um tipo de tecido que tem uma espécie de desenho em costura.

Isto é, o tecido tem um acabamento e uma decoração fantástica a partir da própria costura, que forma desenhos em alto relevo.

É um tecido mais pesado e, portanto, fazer cortinas pode ser um desafio interessante para quem gosta de projetos de artesanato.

Veja algumas características do tecido Jacquard:

  • Composição: 50% Poliéster e 50% Algodão.
  • Venda: por metro (você decide o comprimento).
  • Largura: 1,4m.
  • Resistência a Água: NÃO.

Tecido blackout

E por fim, você ainda pode comprar tecido blackout para cortinas. Esse, por sua vez, é um dos mais conhecidos, já que é feito especificamente para cortinas.

O blackout é o melhor tecido para quem deseja fazer uma cortina que corte a luz do sol completamente.

No entanto, trata-se de um tecido pesado e que precisa de acabamentos específicos para não rasgar e ficar, definitivamente, preso no varão da cortina.

Não é o esteticamente mais bonito, mas é o mais resistente contra o sol.

tipos de tecido para cortina

Benefícios em instalar cortinas em casa

Além do benefício estético, mudando completamente o visual de um ambiente, as cortinas trazem uma série de vantagens em uso residencial ou comercial. 

Alguns dos principais benefícios que podemos citar, são:

Privacidade

Para você que gosta de um ambiente com maior privacidade e conforto, utilizar cortinas lhe oferece grandes vantagens, impedindo a visão externa para o interior da casa.

Assim, você pode, por exemplo, utilizar a cortina em janelas e portas de vidro, tornando o ambiente mais privativo e reservado. 

Controle de Luz

Se os ambientes da sua casa são mais expostos a luz solar, as cortinas podem oferecer um excelente controle de luz, diminuindo ou evitando totalmente que ela entre nos locais.

Lembrando que para obter o desempenho máximo no controle da luz, bloqueando-a por inteiro, é necessário utilizar o tecido para cortina correto, que nesse é o blackout.

Essas cortinas com capacidade de bloqueio da luz solar, pode inclusive uma maior proteção contra raios UV, protegendo móveis, tapetes e objetos de decoração que podem sofrer com a exposição prolongada ao sol.

Segurança

Em residências mais expostas, as cortinas além de privacidade, se tornam verdadeiros objetos de segurança, impedindo que os objetos e itens dentro da residência, possam ser vistos por quem está fora.

Manutenção da Limpeza

Poucas pessoas sabem disso, mas as cortinas ajudam também a manter a limpeza de um ambiente, servindo como uma camada de bloqueio para algumas partículas de sujeiras e poeira presente no exterior.

Por esse motivo, pode ser muito usado para entradas de casas e apartamentos, seja em janelas ou portas, ajudando na manutenção da limpeza.

Isolamento Térmico e Acústico

Ao procurar por um tecido de cortina mais espesso e grosso, você vai adquirir uma propriedade bastante interessante, que é o isolamento térmico e acústico do local.

Assim, essas cortinas conseguem manter a temperatura interna do ambiente estável, reduzindo o calor externo, além de ajudar na redução dos ruídos externos.

Qual tecido para cortina que bloqueia o sol?

Além do quesito estético, um dos grandes motivos que levam muitas pessoas a buscarem as cortinas, é diretamente para o bloqueio de luz nos ambientes.

No entanto, diferente do que muitos imaginam, nem todos os modelos de cortinas são eficientes para esse tipo de uso, não bloqueando a entrada de luz.

Para esse caso, a melhor cortina que bloqueia o sol são as do tipo blackout, possuindo um tecido de maior espessura, reduzindo ou bloqueando por total a entrada de luz.

Confira todos os modelos de cortina blackout disponíveis na JC Decor.

Como escolher o melhor tecido para cortina

Agora que você já conhece alguns bons modelos de tecido para cortina, veja também como escolhê-los de maneira inteligente para cada projeto:

  • Selecione por ambiente.
  • A espessura do tecido importa.
  • Cortina para decorar.

Selecione por ambiente

Antes de mais nada, você precisa selecionar o tecido de acordo com cada ambiente.

Por exemplo, ambientes externos precisarão de um tecido impermeável. Já ambientes com muito sol, um tecido que não desbota.

A espessura do tecido importa

E muito! Afinal, cada tipo de tecido vai ter uma espessura e vai ser indicado para um tipo de projeto de cortina.

O tecido blackout, por exemplo, é muito grosso e com textura plastificada. No entanto, ajuda a conter o sol.

Já o tecido suede, é mais fino e muito mais maleável. Ideal para ambientes elegantes.

Cortina para decorar

A cortina é um elemento de decoração. Além de cobrir o sol, ela ajuda muito na estética dos ambientes internos.

Por isso, escolher tecidos com acabamentos elegantes certamente vai ser uma boa ideia para essa ocasião!

Onde comprar tecido para cortina

Na JC Decor!

Por aqui, você poderá comprar tecido para cortina em suas mais variadas opções.

Consulte a nossa página de tecidos e veja quais são as melhores alternativas para os eu projeto industrial ou artesanal.

Compre online, por metro e nós entregamos para todo Brasil.

Se preferir, também pode comprar pelo WhatsApp, falando direto com um de nossos vendedores.

Clique no banner abaixo para ir direto para o zap da JC Decor.

Veja também: Tecido para decoração; Melhores opções e onde comprar

Deixe um comentário

× Dúvidas?