Tecido não Tecido – O que é? Por que se chama assim? Onde comprar?

Você já ouviu falar de tecido não tecido? Esta é uma sigla básica para TNT – que é um tecido, que não é tecido. Este tipo de material é ótimo para uma série de aplicações pessoais e na indústria. Você pode fazer bolsas, máscaras, aventais, capas e revestimentos para as mais diversas necessidades.

Além disso, o tecido não tecido é muito barato. Ou seja, você poderá comprar rolos enormes por um preço muito barato. A relação de custo-benefício do TNT é fantástica e, por isso, vale a pena comprá-lo para diversas ocasiões. A JC Decor vai te levar para conhecer tudo sobre este produto a partir de agora.

Inclusive, caso você esteja procurando por fornecedores de TNT ou uma loja online para comprar, conte com a gente.

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Tecido não Tecido – O que é e porque se chama assim?

tecido não tecido
Tecido não tecido é o mesmo que TNT.

O tecido não tecido é a sigla para TNT. Ou seja:

  • T – tecido;
  • N – não;
  • T – Tecido;

Este é um tipo de material altamente resistente, muito prático, flexível e maleável. Por isso, é útil para as mais diversas ocasiões. Isso tudo se dá pelo fato de que ele é feito com polipropileno. Este material garante a resistência do produto e, ao mesmo tempo, garante uma flexibilidade altíssima. Diferente de um tipo de tecido comum, como o tecido suede ou veludo.

Basicamente, existem dois tipos de tecido não tecido:

  • Estéril: não duráveis;
  • Não estéril: duráveis;

Ambos os tipos de TNT são resistentes e você poderá comprá-los a valores praticamente irrisórios. Mas, por que custa tão pouco? A explicação se dá pela produção destes materiais. O tecido não tecido é feito, basicamente, sem grandes equipamentos ou processos industriais. Por exemplo, a indústria não precisa de teares para produzir o tecido a partir do algodão – como acontece com outros tecidos.

Tudo é feito muito rapidamente e, por isso, metragens gigantescas são produzidas em questão de dias. Logo, as lojas, como a JC Decor, conseguem vender a valores acessíveis e que cabem no bolso de todos.

Veja também tnt gramatura 100 no atacado

Pode passar tecido não tecido – TNT?

pode passar tecido não tecido
Não passe seu TNT com ferro quente.

Não. Se você colocar o ferro de passar em cima do tecido não tecido, ele vai queimar e se deteriorar rapidamente, pois, como já vimos até aqui, este produto é feito com polipropileno, o mesmo material utilizado para produção de plásticos.

No entanto, caso você queira desamassar o seu TNT, basta realizar uma manobra para conseguir bons resultados. Faça o seguinte para desamassar o seu tecido não tecido:

  • Apoie ele em uma mesa de passar roupas;
  • Coloque uma camada grossa de tecido ou toalhas em cima;
  • Passe o ferro sobre o tecido ou toalha (nunca sobre o TNT);

O calor vai fazer com que o seu TNT fique lisinho, como se fosse novo. Mas, claro, tome cuidado para que o ferro não encoste diretamente no material de polipropileno. Se isto acontecer, você vai perder o TNT e também pode deixar seu ferro bem sujo. Não deixe o ferro parado em cima do tecido que cobre o TNT, pois o excesso de calor, desta forma, também pode deteriorar o material.

Para que serve tecido não tecido e onde usar?

para que serve tecido não tecido
Use TNT para aventais, máscaras, capas, revestimentos e forros.

Conforme entendemos até aqui, o tecido não tecido nada mais é do que um material que se parecesse com um tecido, mas não é. Ele é feito com um material que permite uma rápida produção e uma venda muito barata.

Por isso, ele serve para muitas situações do dia-a-dia, tanto em casa, quanto em ambientes de trabalho. Veja alguns locais que o TNT pode ser usado:

  • Higiene pessoal e na medicina;
  • Vestuário – Máscaras e aventais;
  • Forro de estofados;
  • Produção de itens sustentáveis;

Falaremos mais sobre cada exemplo a partir de agora. Continue lendo!

Higiene pessoal e na medicina

O tecido não tecido é ótimo para ser usado em vários locais e ambientes de trabalho, como os hospitais ou casas de saúde. Isto se deve pelo fato de que este material é muito resistente e flexível, podendo ter centenas de serventias práticas em locais tão sensíveis e críticos, como um hospital.

Ele pode ser usado para cobrir macas, revestir mesas e até como protetor de cadeiras ou poltronas. Como é um produto de fácil descarte, é muito útil em locais que precisam ter um controle muito grande para evitar contaminações. Por isso, a cada uso, o TNT pode ser descartado corretamente para, então, um novo entrar no lugar.

Vestuário – Máscaras e aventais

Outra grande utilidade do tecido não tecido, é a produção de máscaras e aventais. Este tipo de utilização é também muito boa para locais como hospitais e postos de saúde, incluindo empresas ou ambientes que precisam de algum tipo de controle de contaminações.

A produção de aventais com tecido não tecido é realmente muito simples e, por isso, as peças podem ser feitas e descartadas a cada uso sem comprometer o orçamento da unidade hospitalar. E com as máscaras, o mesmo acontece. O TNT é usado para produzir máscaras das mais diferentes proteções, inclusive, as de nível N95 (aquelas mais resistentes).

Forro de estofados

Se você quer reformar um estofado, poltrona ou cadeira, saiba que pode contar, também, com a utilidade dos tecidos não tecidos. Eles são muito bons para servir como forro e também para fechar as aberturas inferiores dos sofás. Com um pedaço de TNT, você resolve um problemão a um custo praticamente zero.

Como existem muitas cores de TNT, você não precisa se preocupar em questões estéticas. Afinal, certamente vai haver um bom TNT para combinar com o estofado ou poltrona que está reformando!

Produção de itens sustentáveis

E, ainda, o tecido não tecido é muito utilizado para produzir itens descartáveis e sustentáveis, como as famosas ecobags. Ou seja, ele é fantástico para dezenas e centenas de produções industriais. O TNT está inserido na sua vida de maneira tão forte que, talvez, você nem o perceba no dia-a-dia. Mas ele está lá!

Onde comprar TNT – Tecido não tecido online

comprar tnt online
Compre seu tecido não tecido na loja online da JC Decor.

Para comprar tecido não tecido online, conte com a JC Decor. Você poderá comprar peças fechadas (rolos) ou poderá comprar TNT por metro. Nós entregamos para todo Brasil e, se você está buscando por TNT em Belo Horizonte, a entrega é ainda mais rápida, pois a nossa loja física está na cidade.

Veja aqui nossas opção de TNT.

Deixe um comentário

× Dúvidas?