Saiba Tudo Sobre Espumas

Tão importante quanto escolher o sofá, o colchão e o estofado ideal para o seu ambiente, selecionar o tipo certo de espuma para cada um desses móveis faz toda a diferença. Se bem escolhida, uma boa espuma pode oferecer mais conforto para você e mais durabilidade para a sua mobília. Confira abaixo os diversos tipos de espuma e saiba qual a melhor opção para a sua necessidade.

Ao avaliar os diversos modelos de espuma, o primordial é identificar qual será a aplicação do material: é para aquele estofado que já está precisando de uma reforma? É para o colchão que está desgastado e trazendo mais dores de cabeça do que conforto? Ou é para montar o seu estúdio musical e garantir que o som se espalhe de maneira uniforme e sem ecos? Para todos os casos, a escolha do material deve ser feita de maneira criteriosa e precisa, de maneira que a espuma seja utilizada da melhor maneira possível.

Leia a seguir quais as principais características e diferenças entre os tipos de espuma além dos critérios que devem ser levados em consideração no momento de escolher a espuma ideal.

Veja também espuma para sofá.

Tudo sobre espumas

Produzida a partir de um polímero chamado poliuretano, que consiste em uma mistura de substâncias químicas, a espuma é  um material sólido, leve e flexível que possui como características principais seu baixo custo, resistência à oxidação, resistência à abrasão e resiliência (capacidade de retornar à forma original após ser comprimida). Além disso, o material pode ser manuseado e moldado em diversos formatos.

Pela sua versatilidade, a espuma de poliuretano pode ser utilizada em diversos segmentos, como a indústria moveleira, o mercado da música, em eletrodomésticos, na construção civil, na indústria automobilística e até mesmo na indústria cinematográfica. Em qualquer que seja sua aplicação, a espuma oferece praticidade, conforto e durabilidade no seu manuseio.

Veja também loja de espuma: onde comprar e modelos.

Tipos de espuma

Para cada utilidade, existe um tipo específico de espuma disponível a ser empregado, cada um com suas características e particularidades. Confira abaixo algumas delas:

Espumas flexíveis

Esta modalidade do produto é obtida a partir da injeção de um composto químico que se expande em contato com substâncias reagentes. Assim, o material traz em sua composição células abertas e porosas, mas que ao mesmo tempo constituem uma peça firme, macia e resistente à deformações, que pode ser encontrada tanto em placas quanto em peças moldadas.

No dia a dia, as espumas flexíveis podem ser encontradas em assentos e encostos tanto de automóveis quanto no mobiliário para casas e escritórios, como poltronas e sofás, ou mesmo em itens como colchões, travesseiros, almofadas, esponjas de limpeza, brinquedos, peças de vestuário, calçados e revestimentos em geral.

Ao longo do seu processo de produção, as espumas flexíveis passam por diversos testes de qualidade que garantem sua capacidade e excelência, como avaliações de alongamento, suporte de carga, testes de resistência ao calor e à umidade, flexibilidade, tensão de ruptura, resistência ao fogo, densidade e resistência a rasgos e rompimentos.

Espumas semi rígidas

Mais resistente do que a versão flexível, a espuma semi rígida é bastante utilizada na indústria automotiva para a absorção de impactos. Esse tipo pode ser encontrado em pára-choques, volantes, descansos de braço e maçanetas, por exemplo. Além disso, são utilizadas também na fabricação de assentos de motos, bicicletas, protetores de joelho, protetores de cabeça e móveis. Pela sua estrutura mais firme, a espuma semi rígida apresenta um grau de deformação permanente maior do que a flexível, podendo chegar a 30% de deformação, enquanto que a flexível alcança cerca de 8%.

Espuma rígida

Dentre as espumas de poliuretano, as rígidas são hoje umas das mais comercializadas no mercado, ficando atrás somente das flexíveis. Pela sua resistência mecânica, capacidade térmica e leveza o material possui várias aplicações, como no isolamento térmico de frigoríficos, contêineres, refrigeradores, caminhões, tanques, aquecedores, vagões, tubulações e oleodutos, na fabricação de embalagens, painéis, móveis, estruturas que atuam na flutuação de barcos, coletes, bóias e pranchas de surfe, além de fazer parte da estrutura de veículos como ônibus, trens, carros e aviões.

 

Como características estruturais, a espuma rígida apresenta células mais fechadas em comparação aos demais modelos do material. Com isso, os gases que compõem o produto (compostos por substâncias que apresentam baixa condutividade térmica) ficam retidos em seu interior, contribuindo assim para um maior potencial de isolamento térmico.

Como escolher a melhor espuma para colchões?

Com o aumento das opções de materiais disponíveis no mercado, o público se tornou mais exigente quanto à escolha dos colchões, buscando aliar cada vez mais qualidade e preço baixo. A espuma de poliuretano, pelas suas características, oferece conforto e proteção a um excelente custo benefício, além de ser um produto prático e de grande durabilidade.

Para selecionar a melhor opção, seja para um novo colchão ou para renovar o que você já tem em casa, é importante observar alguns itens antes do momento da compra, como a densidade da espuma e o tamanho do colchão, por exemplo. Veja:

  • Densidade: para todo biotipo, estatura e especificidades de cada usuário, existe uma espuma de densidade específica que atende às suas necessidades. E o que a densidade tem a ver com isso? Bem, essa propriedade representa o peso suportado pelo colchão sem se deformar e também a quantidade de material utilizado na fabricação da espuma, ou seja, um colchão de densidade 33 (D33) corresponde a 33 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, o que significa que a peça é capaz de suportar uma pessoa de até 90 kg. No caso de um colchão de densidade 28, foram utilizados 28 kg de matéria prima por metro cúbico de espuma, capazes de suportar uma pessoa de até 70 kg.
  • Tamanho: hoje, os modelos de colchão disponíveis no mercado vão desde o tamanho solteiro (que possui, em média, 0,88m x 1,88m), o colchão de casal (cerca de 1,38m x 1,88m), o modelo queen size (1,58m x 1,98m) e o tamanho king size (1,93m x 2,03m, aproximadamente). Para todos esses tamanhos, a Jeová Couros oferece placas de espuma de diferentes densidades e espessuras, confira aqui.
  • Espessura: a grossura da espuma que será utilizada no colchão deve ser escolhida de acordo com a necessidade do usuário. Se a ideia é revestir um colchão para deixá-lo mais macio, porém sem trocar toda a espuma, o melhor é investir em materiais com menor espessura, como 2cm, 3cm ou 5cm, por exemplo. Mas se há a necessidade de trocar toda a espuma, o ideal é adquirir uma espuma de espessura maior, como a de 15cm.

Outros tipos de espuma

Além do tamanho, espessura e densidade da espuma para colchões, é importante avaliar o tipo de espuma que mais se encaixa ao seu dia a dia. Hoje, dentre os tipos de espuma disponíveis no mercado, é possível encontrar os modelos ortopédicos, especiais, pró e soft, entre outros.

  • Ortopédicas: este modelo oferece o máximo de sustentação para o corpo, de modo que o colchão não exerça pressão de volta. Em sua fabricação, podem ser utilizadas placas de madeiras revestidas com camadas de espuma, ou o colchão pode ser composto pelo agrupamento de várias placas de espuma. O colchão ortopédico é voltado para pessoas que sofrem constantemente com dores no corpo em lugares como costas, ombros, quadris, joelhos e pescoço.
  • Especiais: são modelos que oferecem outras funcionalidades em relação aos tipos convencionais da espuma. Entre os modelos especiais, estão a espuma soft (fabricada com componentes mais macios; quanto maior sua densidade, maior o conforto), a espuma de alta resiliência (que retorna rapidamente ao seu estado original após passar por situações de compressão), e a espuma viscoelástica (mais moldável ao corpo, mais macia e com maior poder de absorção do impacto).
  • Pró: esta modalidade de espuma oferece mais durabilidade em comparação com espumas comuns, devido à sua composição mais pura, que não leva aditivos e cargas. Em relação a outros tipos do material, as espumas pró podem ter uma vida útil até três vezes maior, além de apresentarem maior elasticidade

E para os sofás, como escolher a melhor espuma?

Assim como nos colchões, as espumas para sofás devem ser selecionadas de acordo com o tamanho do móvel e sua finalidade. Para o caso de estofados voltados para visitas, o ideal é que a densidade da espuma do assento seja, no mínimo 33. Já para o encosto, que requer menos pressão, pode-se optar por uma espuma de densidade 28, que também oferecerá boa durabilidade. Mas, se o sofá é usado para deitar, a espuma do assento pode ser também de densidade 28.

Espumas acopladas

Mais finas e maleáveis do que as placas de espuma comuns, as espumas acopladas trazem a união de chapas mais finas do material com uma camada de tecido. É um modelo bastante utilizado em estofamentos na indústria automotiva, e também em produtos artesanais, como no patchwork, por exemplo.

Espumas acústicas

Uma das aplicações mais comuns do poliuretano, a espuma acústica promove conforto sonoro por meio de sua propriedade de absorção acústica, que controla a reverberação do som e minimiza ruídos em ambientes fechados. De fácil aplicação, a espuma acústica pode ser utilizada tanto em locais como estúdios, teatros, casas de shows, boates, bares, auditórios e salas de cinema, quanto em ambientes residenciais. Leia mais sobre elas aqui.

Dicas para limpeza e manutenção da espuma

Agora que você já conhece os diversos tipos e modelos de espuma, que tal conferir algumas dicas que vão aumentar a durabilidade do seu colchão, do seu estofado, e de demais produtos feitos com a espuma de poliuretano em sua composição? Confira:

Limpeza com bicarbonato: espalhe o bicarbonato sobre a peça, concentrando o produto nos locais com manchas mais difíceis, e deixe agir por 30 minutos. Logo depois, esfregue suavemente com uma escova de cerdas macias, deixe agir por mais meia hora, e aspire todo o pó.

Limpeza com bicarbonato e água oxigenada: misture quatro colheres de bicarbonato com 250ml de água oxigenada 10 volumes e algumas gotas de sabão líquido para roupas. Coloque a mistura em um borrifador e espalhe sobre o estofado ou colchão. Deixe secar por algumas horas e depois retire o bicarbonato da superfície com aspirador ou com uma escova de cerdas macias.

Limpeza com vinagre e álcool: voltada para sujeiras mais difíceis, a limpeza feita com vinagre e álcool leva também água oxigenada. Para limpar, deve-se espalhar água oxigenada em toda a peça com o auxílio de uma esponja, e depois passar um pano úmido com água. Logo depois, é necessário espalhar o bicarbonato de sódio sobre o colchão/estofado, borrifar o vinagre até formar espuma, e deixar a mistura agir por algumas horas até secar. Depois, basta retirar o bicarbonato com o auxílio de um aspirador ou escova de cerdas macias

Seja qual for a sua necessidade, a Jeová Couros tem a espuma certa para você!

Deixe um comentário

× Dúvidas?