Qual melhor tecido para sofá suede ou chenille? Vantagens e como escolher

Você sabe qual melhor tecido para sofá suede ou chenille? No artigo de hoje vamos trazer as vantagens desses dois tecidos, muito usados no revestimento de sofás.

Além da popularidade do tecido suede e o chenille, existem outros revestimentos bastante utilizados para revestir móveis. Como por exemplo o couro, jacquard e o sofisticado linho.

Assim sendo, os revestimentos para sofás são responsáveis por trazer conforto, funcionalidade e ainda agregar valor à decoração.

Em casas com crianças e animais domésticos, a escolha do tecido do sofá é bem importante. Afinal, alguns tecidos costumam acumular sujeiras.

Continue a leitura para saber mais sobre qual melhor tecido para sofá suede ou chenille. Confira também as dicas para escolher o seu revestimento ideal para sofás e poltronas.

Veja também diferença entre camurça e suede.

tecido para sofá

Qual melhor tecido para sofá suede ou chenille – Veja as diferenças

Antes de entender qual melhor tecido para sofá suede ou chenille, saiba que esses dois revestimentos têxteis têm suas diferenças.

É sobre isso que vamos falar nos tópicos a seguir.

Bora lá?

Veja também: Tecido suede para sofá é bom? Entenda!

Tecido suede

O tecido suede é um dos tipos de revestimentos para sofás mais tradicionais. Ele é fácil de encontrar e de fazer manutenções periódicas.

Sua superfície é aveludada e macia, sendo esta uma textura bastante confortável para vários móveis da casa.

Esse material também é bastante resistente e duradouro. Basta aplicar os cuidados necessários para sua preservação.

Assim sendo, algumas vantagens envolvem uma paleta com várias cores. Bem como, o preço acessível comparado a outros tipos de revestimentos para sofás.

A impermeabilização é uma etapa importante para preservar o tecido suede, pois apesar de resistente ele absorve líquidos e pode manchar se não houver cuidados diários.

Como combinar?

O tecido suede combina com diversos estilos de decoração. Afinal, possui uma cartela de cores bastante diversificada.

Como este modelo de sofá é bastante fácil de encontrar, existem variados modelos que complementam todo tipo de decoração. Até mesmo as mais modernas.

As cores mais neutras como cinza, preto e o bege costumam ser indicados para decorações mais contemporâneas. Ainda mais quando o modelo de sofá combina com a estética do ambiente.

Use o sofá de tecido suede na sala de TV, quarto e até na área de festa, desde que o móvel seja impermeabilizado.

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Tecido chenille

Já o tecido chenille foi bastante usado antes do surgimento do suede, tornando esta uma alternativa de revestimento para sofá com textura macia e com aspecto bonito.

Diferente do suede, o chenille possui vincos formados pelas fibras do tecido que parecem linhas ou quadrados. São características exclusivas do tecido.

O chenille também é um material resistente e com acabamento aveludado. Porém, é composto pela mistura de fibras de algodão, seda e lã.

Uma das vantagens do tecido é que ele é bastante versátil. Seus vincos e detalhes proporcionam um charme para a decoração do ambiente.

Contudo, uma das desvantagens também se refere aos detalhes. Afinal, os vincos podem acumular sujeira, o que prejudica as pessoas com alergia, por exemplo.

Assim como o suede, ele é resistente. Mas precisa ser impermeabilizado para não acumular sujeiras, absorver líquidos e impregnar os pelos dos animais.

Inclusive, veja algumas dicas de tecido para pets.

Como combinar?

Para combinar seu sofá de tecido chenille priorize as decorações mais clássicas, com móveis de madeira e um design mais tradicional.

Os sofás grandes de chenille são ideais para espaços como salas de estar com uma grande metragem. Inclusive, com espaço para cristaleira ou estante de madeira maciça.

Escolha esse tipo de tecido para reformar sofá velho a partir de um revestimento resistente e com acabamento bonito.

Além disso, o sofá chenille também combina com decorações modernas. Principalmente em uma paleta de cores mais neutra como na decoração minimalista.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

qual melhor tecido para sofá suede ou chenille

Aprenda a escolher o melhor tecido para sofá

Na verdade, não existe uma forma de saber qual melhor tecido para sofá suede ou chenille. Afinal, nas duas opções eles apresentam vantagens e desvantagens.

Um ponto considerável é que o tecido suede é mais fácil de encontrar. Inclusive, existem vários modelos de sofás com este revestimento.

Para você que deseja aprender a escolher o melhor tecido para sofá, considere alguns pontos cruciais que costumam pesar bastante na sua decisão.

Considere a funcionalidade do tecido

Na hora de escolher o melhor tecido, considere a funcionalidade do mesmo, atribuindo a sua rotina e necessidades da sua casa.

Por exemplo, os gatos de estimação costumam soltar mais pelos pela casa e ainda podem querer afiar as garras no sofá.

Por isso, a importância de um tecido resistente e que não acumule tanta sujeira.

Precisa combinar com o conceito decorativo

O tecido para sofá também precisa combinar com o conceito decorativo do ambiente, valorizando detalhes e harmonizando-se com eles.

Saiba que o sofá é um dos principais móveis na sala de tv. Por isso, muita gente gosta de caprichar na escolha.

Como vimos acima, o que interfere em qual melhor tecido para sofá suede ou chenille é o acabamento.

O tecido suede tem o acabamento com textura aveludada e lisa. Já o chenille tem detalhes mais marcantes com linhas e quadriculados que fazem toda a diferença.

Por isso, o chenille é o mais indicado para decorações mais clássicas, com design de móveis antigos e um toque retrô de decoração.

Facilidade na hora da limpeza

A facilidade na hora da limpeza é um quesito que empata nos dois modelos de revestimentos.

Nesses dois exemplos de tecidos, ambos precisam ser impermeabilizados para manter a durabilidade e beleza da sua textura.

Nos tecidos suede e chenille o aspirador de pó é um ótimo aliado. Afinal, ele ajuda a remover a sujeira como poeiras, farelos de comida e pelos de animais.

Já nos casos de acidentes com líquidos, os tecidos precisam ser limpos imediatamente com um pano seco para absorver o líquido derramado.

Em casos de líquidos que mancham, as receitas com detergente neutro, bicarbonato de sódio e vinagre possuem um bom resultado para a limpeza.

Atende às suas necessidades

Além de contribuir com a decoração e funcionalidade do espaço, escolher qual melhor tecido para sofá suede ou chenille envolve também a questão de necessidade.

Não adianta escolher um sofá apenas pelo tipo de revestimento. É preciso considerar o formato e tamanho do móvel.

Um móvel muito grande na sala poderá interferir nas funcionalidades, assim como, em todo o conceito de decoração com a escolha errada do modelo do sofá.

Para comprar tecidos online, conte com a JC Decor.

Entregamos para todo Brasil através da nossa loja virtual.

Se preferir, compre tecidos também pelo WhatsApp, diretamente com um vendedor.

Aguardamos o seu pedido!

Deixe um comentário

× Dúvidas?