Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

Banner Piso vinilico click whatsapp

Conheça a diferença entre piso vinílico e laminado, dois tipos de revestimentos bastante usados em casas, salas comerciais, lojas e ambientes corporativos.

piso vinílico click

Para renovar um espaço, os revestimentos são ótimas alternativas para agregar conforto, beleza e praticidade para o dia a dia.

Diante disso, o piso vinílico e o laminado se tornam as primeiras opções, principalmente para quem não deseja quebrar o piso antigo.

Com padronagens diferentes, durabilidade e facilidade de limpeza diária, as duas opções substituem facilmente um piso de madeira.

Além de serem mais baratos que outros estilos de revestimentos, ambos apresentam benefícios que você pode conferir neste artigo da JC Decor sobre a diferença entre piso vinílico e laminado.

Veja também como limpar piso vinílico.

Diferença entre piso vinílico e laminado – Conheça as principais características que difere cada um

As duas opções de pisos são bem parecidas visualmente, porém existe diferença entre piso vinílico e laminado.

Essas diferenças contribuem para a tomada de decisão para a melhor escolha de piso para seu projeto, impactando a sua rotina e outros detalhes a se considerar. 

Veja a seguir as principais diferenças entre o piso vinílico e o laminado, dois revestimentos de piso queridinhos dos projetos de interiores.

Veja também piso vinílico em manta vantagens e desvantagens.

Matéria-prima usada na produção dos revestimentos

Uma diferença entre piso vinílico e laminado é a matéria-prima usada na produção dos dois revestimentos.

O vinílico, por exemplo, é produzido com PVC (cloreto de vinila), um material mais plastificado e com acabamento flexível.

Já o laminado, este é produzido a partir de partículas de madeira como a HDF (High Density Fiberboard) e consequentemente possui um acabamento mais rígido.

Veja também: Para que serve papel vinil adesivo?

diferença entre piso vinílico e laminado

Diferenças na instalação do piso vinílico e laminado

Outro ponto está nas diferenças na instalação do piso vinílico e laminado.

Enquanto o vinílico permite ser instalado sobre superfícies com diferenças nivelares de até 3 milímetros, o laminado deve ser instalado em um local totalmente nivelado.

Por isso, a instalação do laminado deve ser em um local preparado com contrapiso, impermeabilização e nivelamento antes da aplicação do revestimento.

O piso vinílico pode ser instalado na opção “clicado”, encaixado como réguas uma do lado da outra. Já o vinílico click em régua, dispensa o uso de cola.

Veja também: Piso vinílico autocolante régua: É uma boa opção?

Piso vinílico é mais resistente à água do que o laminado

Por ser fabricado com PVC, o piso vinílico é mais resistente à água do que o laminado. Porém, em locais mais molhados recomenda-se aplicar um adesivo mais resistente para garantir a durabilidade do revestimento.

Para revestir o piso do banheiro, o piso vinílico se torna uma melhor opção, inclusive, o efeito do vinílico de madeira fica incrível.

Mas dentro do box de chuveiro, não é recomendado!

Veja também: O que é piso vinílico de encaixe? Entenda!

o que é melhor piso vinílico ou lamiado

Conforto acústico dos pisos laminados e vinílicos

O conforto acústico dos pisos laminados e vinílicos também trazem diferenças entre si. Os laminados, por exemplo, fazem mais barulho por conta da madeira na composição do material.

No caso do vinílico, sua composição é mais emborrachada, abafando os sons de sapato, crianças correndo e outras acústicas.

Para um conforto acústico do piso laminado é recomendado instalar uma manta acústica reduzindo os ruídos. 

Diferença entre piso vinílico e laminado na limpeza

Existe a diferença entre piso vinílico e laminado na limpeza. O primeiro exige apenas um pano úmido ou vassoura para realizar a limpeza.

Com relação à limpeza do laminado, este acumula mais sujeira e poderá exigir produtos mais específicos para limpar o local.

Durabilidade dos pisos vinílicos e laminados

A durabilidade dos pisos vinílicos e laminados possuem diferenças, considerando os cuidados diários com umidade, pets e limpezas.

Por exemplo, ao derramar líquido ou urina de cachorro no piso laminado, é necessário limpar e secar o mais rápido possível para não manchar a superfície.

Contudo, manter as patinhas do pet sempre cortadas ajuda a manter a durabilidade do material, assim como o uso de produtos específicos para a limpeza do laminado.

A durabilidade média do piso vinílico é de 8 a 15 anos, porém, com cuidados essenciais sua vida útil aumenta.

Banner Piso vinilico click whatsapp

Deixe um comentário

× Dúvidas?