Dicas para decorar sua sala

Dicas valiosas para decorar sua sala

Toda casa, independentemente do tamanho e estilo, tem algumas divisões, sendo uma delas a sala. A sala é um ambiente bastante importante e com uma série de funções, pode ser onde a família vai sentar e relaxar ou onde os amigos vão se reunir, por exemplo. 

Além disso, a sala costuma ser também o cômodo de entrada da casa, ou seja, o primeiro lugar que suas visitas vão ver quando chegarem ou mesmo o primeiro lugar que você vai pisar depois de um longo dia de trabalho. Consequentemente, vale pensar: o que você gostaria que esse lugar transmitisse?

Decorar sua sala pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, uma vez que você gostaria que ela fosse o mais convidativa e aconchegante possível, não é mesmo? Mas não se preocupe! Separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo e garantir que o visual final esteja de acordo com o que você imaginou. Confira!

Veja como decorar uma sala grande.

O que levar em consideração na hora de decorar a sua sala?

A sala não deixa de ser um dos cômodos mais importantes da casa, por isso é válido ter em mente alguns pontos na hora de decidir como decorá-la. 

A decoração da sala costuma refletir muito a personalidade dos moradores e não há nada de errado nisso, pelo contrário! É fundamental se sentir confortável dentro de seu próprio espaço.

O que muitos começam fazendo nesse processo de decoração é pesquisar ideias, principalmente em revistas e na internet. Ver alguns exemplos de ambientes pode ajudar a ter uma noção melhor do que gostaria de ter e de como costuma ser a composição das salas de estar, assim como saber alguns pontos que não podem faltar. 

Vale ressaltar que, caso tenha dificuldades em decorar a sua sala, contratar um profissional é sempre uma boa opção! Ele irá te ajudar a encontrar o seu estilo, a partir da sua personalidade, e também irá te dar uma série de sugestões e dicas para compor o seu ambiente. 

O que não pode faltar em uma sala?

Independentemente do lugar, tamanho ou quem mora na residência, existem alguns pontos que são comuns a todas as salas de estar. São aspectos como cores, iluminação, móveis e alguns acessórios que caracterizam o cômodo como sala. 

Mas vale ressaltar que nenhum desses pontos é regra! Contanto que a sua sala seja do seu agrado e sirva para o propósito que você precisar, está tudo certo, afinal quem vai usufruir daquele ambiente é você. De qualquer forma, vale a pena conhecer esses pontos até mesmo para ter algumas ideias e facilitar o seu processo de decoração. 

Cores

As cores têm uma grande influência no que o ambiente irá passar para quem se encontrar ali, seja em relação ao humor, emoções, produtividade, conforto, etc. Além de que é essencial que as cores da sala conversem com o que foi escolhido para o restante da casa.

Cores neutras costumam remeter à serenidade e elegância, assim como tons pastéis; tons em cinza e preto são usados para passar uma ideia de modernidade; verde e amarelo costumam trazer alegria, energia e estimular a criatividade; azul traz tranquilidade e calma; laranja e vermelho estimulam a comunicação e o apetite. 

O ideal é escolher uma palheta de cores e combinar os móveis, acessórios e paredes com diferentes tons e texturas. Se possível, comece a planejar a decoração da sua sala por esse ponto, definido se usará tons monocromáticos, análogos ou complementares. Mas lembre-se de usar as cores com moderação para não sobrecarregar o ambiente!

Iluminação

A iluminação é outro ponto fundamental para compor o ambiente que você escolher para decorar a sua sala.

Lustres, por exemplo, ajudam a transmitir uma sensação de “elevação” do pé direito, enquanto luzes mais baixas auxiliam na composição de um ambiente mais aconchegante. 

O tipo de lâmpada também tem o seu papel, dependendo se fornece uma tonalidade mais quente ou mais fria, ou quem sabe um LED colorido.

Além disso, dependendo da cor escolhida para a decoração, pode ser necessário optar por uma iluminação que não altere as tonalidades e aparência das cores ou que  possam exigir uma maior ou menor intensidade de luz. 

Mobiliário

Se você costuma receber muitos amigos em casa, um sofá grande ou poltronas espalhadas são fundamentais. Se a sala tem como principal função ser um espaço para relaxar depois de um longo dia de trabalho, o conforto é fundamental. Pode ser necessário também uma estante para livros ou um suporte para a televisão. 

Qualquer que seja o seu objetivo, a mobília é um ponto extremamente importante. Ela deve ser sempre proporcional ao tamanho da sua sala, aproveitando o espaço da melhor maneira possível, e também de acordo com a função que deseja dar para aquele ambiente. 

O estilo, cores e até mesmo o formato dos móveis devem estar conversando com o restante das características da sala, por isso vale ressaltar aqui a importância de se planejar antes de começar a decorar.

Acessórios

Um último ponto fundamental para a composição da decoração da sua sala é em relação aos acessórios. Alguns exemplos são: mesas de canto, tapetes, cortinas, espelhos, abajures, almofadas, quadros, plantas e outros objetos menores. 

Os acessórios também devem harmonizar com o restante do ambiente, assim como os exemplos anteriores, seguindo sempre o mesmo estilo e palheta de cores, prezando também pela organização e evitando poluir o ambiente com excessos. 

Itens para decorar sua sala

Agora que já conhece algumas “regrinhas” e pontos básicos para a decoração da sua sala, é hora de pensar em alguns elementos mais específicos que podem te ajudar a dar ainda mais personalidade ao ambiente e deixá-lo do jeito que você sempre quis. 

Cortina

Existem uma série de modelos de cortinas, com diferentes cores, tecidos, tamanhos e detalhes. Cortinas podem transformar todo o ambiente, tanto em aparência quanto em questões como luminosidade e privacidade.

 

O primeiro passo é justamente entender qual será a função da cortina, seja para controlar a luz e ruídos externos, privacidade ou simplesmente para a decoração. Em conjunto com isso também é necessário entender as características do ambiente: tamanho da janela, intensidade da luz e função principal. 

Em locais com muita intensidade de luz solar é ideal investir em cortinas com tecidos mais leves, como seda, linho ou sarja, e cores mais claras, que não vão reter calor ou desbotar com o tempo. 

Já se a ideia for ganhar em conforto, opte por tecidos mais pesados e sobreposição de cores, ou em cortina blecaute para deixar o ambiente totalmente escuro. 

 

Em relação a altura da cortina, irá depender do tamanho da janela e da sua distância para o teto. Caso a distância até o teto seja pequena (30 cm ou menos), o ideal é instalá-la no alto, em caso contrário, em cima da janela mesmo. 

 

E por fim, modelos longos tendem a ter um melhor caimento e deixar o ambiente mais aconchegante, sendo ideal em sacadas e janelas que vão até o chão. 

Sofá colorido ou estampas

Estampas estão diretamente relacionadas às cores e características de um ambiente, podendo ser usadas para dar ainda mais personalidade para a decoração da sala e te ajudar a variar ainda mais dentro da paleta de cores escolhida.

Ao invés de, por exemplo, trocar o seu sofá, você pode optar por trocar o tecido para um mais colorido e diferente, que converse com o restante da sua decoração. Isso te dá uma série de novas possibilidades!

Porém, lembre-se de analisar o ambiente como um todo e de escolher sempre materiais de qualidade e um ótimo tecido para sofá . Uma dica é aproveitar a troca de tecido para lavar o estofado e impermeabilizá-lo.

Almofadas

As almofadas são um acessório altamente versátil e simples, mas que pode mudar toda a composição da sua sala, por um custo bem acessível.

Almofadas coloridas e estampadas são uma ótima opção para quem gostaria de ter um ambiente alegre e colorido, porém não pode pintar as paredes ou trocar os móveis, por exemplo. Também são uma possibilidade de estar sempre variando e experimentando, seja conforme as estações do ano ou seu humor. 

As almofadas também estão disponíveis em diferentes tamanhos, materiais e características. Existem almofadas “felpudas” ou de veludo, em tamanhos divertidos como em “nós” ou no formato de objetos, grandes ou pequenas, redondas, enfim, podem ser do jeito que você quiser!

É possível misturar cores e estampas, fazer uma decoração com um tom sobre tom, deixar a sala mais divertida e muito mais! Porém, lembre-se de evitar excessos, comprometendo a decoração da sua sala. 

Tapetes de couro

Os tapetes são uma peça para o “toque final” da decoração do ambiente da sua sala. Eles também podem vir numa variedade de cores, formatos e características, um exemplo é o tapete de couro. 

Esse tapete pode ser tanto sintético quanto de couro natural e é muito comum em ambientes com um estilo mais rústico, porém também pode ser usado para complementar salas mais “chic”, industriais, clássicas ou modernas, uma vez que a sua variedade de tamanhos, formatos e tonalidades pode ser combinada com qualquer um desses ou de outros estilos. 

Um tapete de couro garante beleza, elegância e ao mesmo torna o ambiente mais aconchegante e até mesmo harmônico. 

Como é possível perceber, para decorar sua sala existe um grande leque de possibilidades e variações, para melhor se adaptar ao estilo e a função do ambiente de cada um. Pesquise ideias, se planeje e não tenha medo de experimentar até encontrar a decoração ideal para você! 

 

A JC Decor oferece uma infinidade de itens para a sua sala e todo o seu lar. Confira nosso site! 

Deixe um comentário

× Dúvidas?