Como tirar cola quente de tecido? Veja!

Para aprender como tirar cola quente de tecido você não precisa de muita coisa. Na verdade, você precisa de poucas coisas! Mas é fundamental tomar cuidado para não estragar o tecido.

Assim sendo, neste artigo, a JC Decor vai te ajudar a entender mais sobre como tirar cola quente de tecido. Veja dicas e ideias que podem (e vão) fazer toda a diferença dentro do seu projeto de artesanato.

Afinal, se você quer tirar cola quente de tecido, imaginamos que você esteja trabalhando com artesanato ou, de alguma forma, um acidente aconteceu de forma a “manchar” o tecido, não é mesmo?

Continue lendo e saiba mais!

Veja também onde comprar cola de sapateiro.

Como tirar cola quente de tecido? Veja 3 receitas!

tecido sujo com cola quente

Para te ajudar na jornada de tirar cola quente de tecido, separamos 3 receitinhas práticas e que vão fazer toda a diferença na hora de remover cola quente dura de tecido.

No entanto, antes de continuar, é importante entender que o tecido, embora com mancha de cola quente, precisa ser manuseado com cuidado. Afina, a cola quente pode desfiar o tecido ou pode até rasgá-lo.

Portanto, a primeira dica é: nunca puxe a cola quente.

Isto é, nunca arranque a cola quente com força. Ela pode estar por entre as tramas do tecido e você vai estragar a peça.

Assim sendo, veja três receitas que vão te ajudar a como tirar cola quente de tecido:

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Receita #1

Na primeira receita, você precisará de um congelador. Sim, um congelador! Veja a seguir.

  1. Se a cola quente pingou no tecido, você deve esperar que ela seque. Não se preocupe, pois ainda é possível remover cola quente seca do tecido.
  2. Agora que a cola quente secou, você deverá colocar o tecido dentro do congelador da sua geladeira (ou freezer). Isso vai fazer com que a cola fique ainda mais ressecada! Deixe por lá por uma hora.
  3. Depois que passou uma hora, basta pegar uma faca sem serra (faca de manteiga) e raspar a cola que está congelada. Vai sair rapidinho!

Receita #2

Se o seu congelador está cheio e você quer uma remoção mais imediata, a receita dois vai precisar de acetona!

  1. Pegue um algodão e umedeça ele com um pouco de acetona. Pode ser acetona comum, aquela de tirar esmalte das unhas. Sempre há um tubinho de acetona por aí dentro de casa!
  2. Com o algodão umedecido, vá passando ao redor e em cima da cola quente presa no tecido. Não faça força. Afinal, a acetona é solvente e a cola vai soltar.
  3. Depois que a cola sair totalmente, você pode passar um pano umedecido para remover a acetona e também os restos de cola quente. Seu tecido está novo, de novo!

Receita #3

A terceira receita é a mais óbvia de todas: tornar a cola quente derretida novamente!

  1. Pegue o seu secador de cabelos, se tiver um, e aponte o ar quente para a cola quente que está grudada no tecido. Mas não muito perto do tecido, pois ele pode queimar!
  2. Você verá que a cola quente vai amolecer aos poucos. Afinal, ela receberá calor e voltará para o seu estado flexível e de colagem.
  3. Com a cola umedecida, basta pegar um pedaço de pano para remover a cola do tecido. Em pouco tempo, você terá o seu tecido novo, de novo.
  4. Se ficarem resíduos, use um algodão com acetona para removê-los e pronto.

dicas para remover cola quente seca em tecido

Cola quente pode ficar pra sempre no tecido?

Sim, se você não tentar remover. Mas de maneira geral, a cola quente não fica pra sempre no tecido, pois ela pode ser rapidamente removida, caso você use alguma das receitinhas acima.

No entanto, se você nunca tentar remover a cola quente do tecido, ela pode sim ficar pra sempre no tecido. Afinal, trata-se de uma cola altamente efetiva e que gruda facilmente em qualquer superfície e textura. Principalmente as mais ásperas, como TNT!

Se você trabalha com artesanato ou mesmo se aconteceu algum acidente de pingar cola quente no tecido, não se preocupe. Ela pode ser removida.

Inclusive, é mais fácil removê-la quando já estiver seca e dura!

Tecido fura com cola quente?

Depende muito do tecido. O tecido não tecido pode ter uma aceitação mais difícil da cola quente, caso você tenha um TNT muito fino. Com o calor, ele pode rasgar. Principalmente se você encostar o bico da pistola no tecido.

No entanto, tecidos em algodão no geral não vão rasgar ou furar por causa da cola quente. Afinal, a cola quente não tem calor suficiente para derreter as tramas de um tecido comum.

como tirar cola quente de tecido

Melhores tecidos para artesanato com cola quente

Se você trabalha com artesanato ou coisa do tipo, saiba que existem inúmeros tipos de tecido que podem ser usados para artesanato com cola quente.

Veja alguns:

  • Tecido suede.
  • Tecido linho.
  • Tecido impermeável.
  • Tecido de couro sintético.

Tecido suede

O tecido suede é um dos mais populares de todos. Ele é prático, flexível e muito barato. Você encontra em muitas cores e ele pode ser usado para absolutamente qualquer projeto.

Para projetos de artesanato com cola quente, o tecido suede se encaixa muito bem. E se você precisar remover a cola quente dele, basta seguir as receitas acima.

Tecido linho

O tecido linho, por sua vez, é um tecido mais antigo. Ele é muito resistente, tem uma pegada mais rústica e combina muito bem com artesanato. Inclusive, artesanato com cola quente!

Caso tenha que remover cola quente do tecido linho, isso será possível com alguma das receitas acima.

Tecido impermeável

O tecido impermeável é um dos melhores para quem faz artesanato ou para quem precisa de um revestimento de sofá ou poltrona externa.

Usar cola quente no tecido impermeável é também possível.

Tecido de couro sintético

O tecido de couro sintético é muito parecido com o tecido de couro natural. Ótimo para produções que visam um projeto mais rústico e com cara de artesanato!

Portanto, você também pode usar cola quente nesse tecido.

Conte com a JC Decor para comprar tecido para artesanato. Temos muitas opções e entregamos para todo Brasil. Basta comprar online, por metro, e nós entregamos na sua casa.

Se preferir, compre pelo WhatsApp da JC Decor, clicando no banner abaixo.

Fale direto com um vendedor e compre o seu tecido para artesanato!

Veja também: Como tirar cola de tecido? Passo a passo!

Deixe um comentário

× Dúvidas?