Como reformar o sofá? Entenda tudo sobre o assunto

Você sabe como reformar o sofá? Bom, este é um assunto que muitas pessoas acabam tendo dúvidas. Afinal, uma boa reforma muitas vezes vale mais do que a compra de um produto novo.

Além de que, quando você reforma, ajuda a economizar recursos de diversas maneiras. Por exemplo, gastará menos dinheiro, evitará o descarte, etc. Estas ações são positivas para você e, claro, para o meio ambiente, no médio e longo prazo.

Mas, como reformar o sofá, então? Hoje vamos dar duas dicas excelentes. Para isso, acompanhe o texto a partir de agora!

Veja também reforma de poltrona preço: vale a pena?

Como reformar o sofá? Entenda tudo sobre o assunto

Se você está se perguntando como reformar o sofá, saiba que existem diversas alternativas para esta atividade. Na verdade, a reforma em si pode ser feita de diversas maneiras. Até mesmo uma boa higienização já vai dar uma cara nova ao seu móvel!

Como o sofá é um objeto grande e extremamente útil dentro de casa, ele poderá sofrer com a ação do tempo, infelizmente. Seja um tecido mais gasto ou um encosto já sem muita espuma para ser confortável. O fato é que, antes mesmo de comprar um novo, você poderá reutilizar o que você já tem!

Você poderá levá-lo a uma estofadora ou mesmo fazer em casa! Quer saber como? Então, vamos lá!

Para ler depois: Sofá de palete: por que ter e como fazer?

O que é uma estofadora? Preciso de uma?

Bom, se você quer aprender como reformar o sofá, talvez cogite a hipótese de considerar levá-lo a uma estofadora. E esta talvez seja uma das melhores soluções. Principalmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto ou mesmo tem um sofá muito complexo de ser reformado.

O fato é que uma estofadora poderá prover os serviços de restauração de forma rápida e sem estresse para o cliente. Mas, como tudo tem um preço a se pagar, muitas vezes um sofá novo acaba saindo mais barato do que um completamente reformado em uma estofaria.

Desta forma, nossa primeira dica é: pesquise! Você precisa pesquisar para encontrar as melhores alternativas no mercado. Compare preços e coloque os custos-benefícios na balança. Isto ajudará na tomada de decisão.

Veja também o melhor tecido para forrar poltrona.

Como reformar o sofá em casa? Veja o passo a passo

Se você é daquelas pessoas que adora um trabalho manual e quer tentar reformar o seu sofá em casa, você pode! No entanto, antes de mais nada, você precisa saber que esta tarefa pode demandar tempo e algum conhecimento técnico. E, caso você não saiba nada disso, vamos te ajudar com um passo a passo prático a partir de agora!

Basicamente, serão 7 passos para você entender como reformar o sofá em casa, veja:

  1. Observe o sofá que você deseja reformar
  2. Tire fotos de todos os cantos, lados e detalhes
  3. Comece tirando o tecido da baixo para cima
  4. Escolha tecidos e espumas de acordo com seu gosto pessoal
  5. Use a capa antiga como molde para recortar o novo tecido
  6. Costure o tecido com ajuda de uma máquina
  7. Comece a grampear a nova capa com ajuda de um grampeador especial

Algumas ferramentas também serão necessárias. Mas, falaremos disso mais a frente. O importante é seguir uma linha lógica para que não hajam quaisquer tipos de problemas na hora da montagem. Vamos lá?

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

1- Observe o sofá que você deseja reformar

O primeiro passo para entender como reformar o sofá em casa, é um exercício de observação. Você precisa tentar entender como o tecido antigo está preso, onde ele é fixado, como ele é dobrado, etc. Esta talvez seja uma das etapas mais importantes do processo, pois é aqui que você interpretará a atividade que está por vir.

Antes mesmo de desmontá-lo, veja como você poderá reestrutura-lo. Isto ajudará muito, ok?

2- Tire fotos de todos os cantos, lados e detalhes

E, como complemento do passo anterior, é importantíssimo que você considere tirar boas fotos de seu sofá para que elas te ajudem na hora de grampear ou costurar os novos tecidos. O exercício de observação pode ser complementado com as fotografias.

Ou seja, enquanto você estiver olhando, analisando e pensando, vá tirando fotos para que seus pensamentos sejam registrados e você possa utilizar este material em momentos de dúvida ou indecisão.

Fotografe os cantos, as emendas, as costuras mais difíceis, os grampos mais escondidos, etc.

3- Comece tirando o tecido da baixo para cima

Depois que todo o processo de pré-desmontagem estiver concluído, é hora de começar com a prática de fato! Neste passo, então, você deverá começar a desmontar o sofá de uma forma que consiga ir também entendendo como ele estava montado.

Ou seja, comece de baixo para cima. Solte um grampo aqui, corte uma costura ali, e assim por diante. Jamais faça este processo de qualquer forma, pois iremos precisar do tecido mais a frente, ok? Portanto, tente conservar ao máximo possível. Isto deixará o processo um pouco mais demorado, mas é garantido que será mais fácil!

4- Escolha tecidos e espumas de acordo com seu gosto pessoal

A escolha dos tecidos e espumas pode ser feito de acordo com os seus gostos pessoais. Alguns modelos de sofá, talvez peçam alguns tipos de espumas específicas. Ou seja, você deverá verificar exatamente como são as espumas do seu para comprar as novas em uma loja de estofaria.

Detalhe: talvez as espumas ainda estejam em boa qualidade! Não necessariamente você precisará comprar novas. Afinal, a espuma esteve o tempo inteiro protegida pelo tecido do sofá. O que ajuda a conservar. Leve isto em consideração para economizar um pouquinho mais!

5- Use a capa antiga como molde para recortar o novo tecido

Lembra que você precisou tirar a capa antiga de forma cautelosa e lenta para não danificá-la? Pois é, neste passo, precisaremos dela! Ela é uma excelente fonte de referência para que possamos tirar as medidas e usar como molde para recortar os novos tecidos que você escolheu. Muito mais fácil do que ter que medir tudo do zero, não é mesmo?

Dica importante: considere sempre alguns centímetros a mais do tecido novo em locais que possuem costuras. Isto ajudará no processo e fará com que não falte tecido na hora de fazer um acabamento um pouco mais difícil. Além de que, de qualquer forma, é sempre melhor sobrar um pouquinho do que faltar e ter que comprar um tecido novo, não é mesmo?

6- Costure o tecido com ajuda de uma máquina

A partir de agora, começam as tarefas mais técnicas e mais difíceis, por assim dizer. Dependendo do seu modelo de sofá e estilo do tecido, precisará fazer costuras específicas. Afinal, o sofá sustentará pessoas sentadas. E isto requer uma certa eficiência na costura!

Neste caso, recomendamos a utilização de máquinas específicas para este meio. Uma boa máquina de costura poderá facilitar o processo – e muito! Afinal, é ela quem fará a força para passar a linha entre um tecido que, na maioria das vezes, é mais grosso.

E aqui fica mais uma dica valiosa: sempre compre tecidos mais grossos para entender como reformar o sofá de forma mais eficiente. Quanto mais grosso for o tecido, mais ele será resistente. E o mesmo vale para a agulha na hora da costura. Quanto mais grossa ela for, melhor. As chances de quebrá-la são menores.

 7- Comece a grampear a nova capa com ajuda de um grampeador especial

Depois que você fizer todas as costuras necessárias de acordo com o molde do tecido antigo, é chegada a hora de grampear o novo tecido no seu novo sofá. Bom, para isso, você precisará de um bom grampeador de madeira. Escolha um modelo que comporte grampos resistentes e que tenha força suficiente para penetrar na madeira maciça do sofá. Certamente você encontrará o equipamento em uma boa loja de aviamentos.

Lembra das fotos que você tirou no início do processo? Pois bem, a partir de agora, você poderá utilizá-las para começar o processo de fixação. Veja exatamente onde estão os grampos e onde fixar primeiro. A forma como foi feito anteriormente, também será a forma que você deverá fazer agora, na reforma.

Depois que você conseguir fixar todo o tecido com o grampeador de tapeceiro, seu estofado estará praticamente pronto para o uso. Se quiser, poderá forrar o fundo novamente com um saco plástico – isto evita o acúmulo de sujeiras internas.

E uma dica final: Já que você teve que abrir todo o sofá, aproveite para envernizar e tratar a madeira com algum produto anti-cupins. Isto ajudará seu sofá a ter uma vida útil ainda maior depois da reforma.

Mãos a obra!

Se você gosta de artesanato e trabalhos manuais, vale a pena a leitura:

Deixe um comentário

× Dúvidas?