Como limpar tapete de yoga passo a passo

No artigo de hoje, você vai aprender como limpar tapete de yoga passo a passo. Afinal, manter o seu tapete sempre limpo e higiênico é um dos passos mais importantes para que a sua prática seja saudável e com boa performance. Caso contrário, o que era pra ser uma atividade prazerosa, pode se tornar algo bem desconfortável.

Aqui na JC Decor, além de vendermos as melhores opções de tapetes de yoga, queremos também te ajudar a cuidar bem do seu produto. Assim você não precisa ficar recomprando a todo momento e, claro, economiza um bom dinheiro ao fim de um ano inteiro, não é mesmo?

Portanto, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o processo de limpeza.

Veja também melhores tapetes de yoga.

Como limpar tapete de yoga passo a passo

Siga estes passos:

  1. Misture 15ml de sabão neutro em 3 a 4 litros de água;
  2. Coloque a mistura em um borrifador de baixa pressão;
  3. Borrife o tapete por inteiro;
  4. Esfregue com uma esponja (com o lado amarelo);
  5. Faça o enxágue e seque o tapete;
  6. Evite a exposição ao sol;
como limpar tapete de yoga
Aprenda a limpar seu tapete de yoga rapidinho em casa.

Vale lembrar que este passo a passo serve para todos os tapetes de yoga clássicos. Ou seja, aqueles que são emborrachados, de EVA ou feitos com materiais sintéticos que não vão estragar ao receber água. Se você tem um tapete de yoga com especificações diferentes, por favor, leia a etiqueta ou o manual antes de aplicar esta receita, tá bem?

Se você aplicar produtos químicos pesados como cloro ou água sanitária, saiba que o seu tapete pode estragar. Portanto, é fundamental evitar estas compostos. Água e sabão neutro sempre serão as melhores opções!

Veja, agora, os detalhes do passo a passo para aprender como limpar tapete de yoga detalhadamente e algumas dicas extras.

Misture 15ml de sabão neutro em 3 a 4 litros de água

O primeiro passo para começar a limpar o seu tapete de yoga, é fazer uma mistura de água com sabão. Isto é básico e vai funcionar para a grande maioria dos tapetes de yoga. Só que você precisa tomar muito cuidado para não exagerar nas doses. Por mais que o sabão seja neutro, você precisa fazer uma diluição pensada.

Se você usar sabão demais, poderá manchar o seu tapete. E o que era para ser uma boa maneira de remover sujeiras, acaba se tornando um problema ainda maior. Portanto, 15ml de sabão para 3 a 4 litros de água vai ser o suficiente!

Coloque a mistura em um borrifador de baixa pressão

Sabe aqueles borrifadores simples, que você encontra em lojas de um e noventa e nove? Pois é, é bem esse que você deve comprar para poder limpar o seu tapete de yoga direitinho. Eles são borrifadores de baixa pressão e são os mais indicados para este tipo de trabalho, pois o que você precisa é simplesmente espalhar bem a diluição no tapete, sem excessos.

Se você quiser, poderá fazer a diluição da mistura de água e sabão diretamente neste frasco. Neste caso, você precisará pensar percentualmente nas quantidades, para que coloque a quantidade proporcional de sabão no borrifador (porque não cabe 4 litros de água nele).

Para borrifadores de até 250ml, cerca de 1ml de sabão vai ser o suficiente.

limpeza do tapete de yoga
Tapete de yoga limpo é sinônimo de conforto na atividade.

Borrife o tapete por inteiro

Esta é a parte mais fácil: basta borrifar o tapete por inteiro, de modo que ele fique totalmente enxaguado com a mistura de água e sabão. Detalhe: não molhe ele antes, pois a camada de água pode não deixar o sabão agir. Borrife a mistura no tapete ainda seco, de modo que o sabão e a água tenham ação suficiente para o próximo passo.

Esfregue com uma esponja (com o lado amarelo)

Depois que o tapete estiver totalmente molhado com a mistura, é hora de esfregar. Aqui a dica vai para você nunca usar a esponja do lado verde, mas sim, sempre do lado amarelo. Lembre-se que você não precisa tirar a cor ou a textura do seu tapete. Mas sim, só higienizá-lo. Então, para isso, esfregá-lo com uma esponja do lado amarelo vai ser mais do que suficiente!

Faça o enxágue e seque o tapete

Agora que você já esfregou bem o tapete (inclusive nas pontinhas e extremidades), basta enxaguar. Para isso, você pode usar água quente (de chuveiro). Assim, a espuma vai ser mais facilmente removida e o tapete vai secar bem rápido, pois a água que está na superfície vai evaporar rapidinho.

Evite a exposição ao sol

Uma dica muito importante para você manter o seu tapete yoga sempre intacto e fazê-lo durar bastante, é: nunca seque ele no sol. Deixá-lo por alguns minutinhos, tudo bem. Mas a longa exposição pode fazer o material sintético se “machucar”, de modo que o tapete perca a durabilidade, resistência e conforto.

Opte por deixá-lo secar naturalmente na sombra. Inclusive, se você enxaguar com água quente (não fervendo) e, depois, passar uma toalha, ele vai secar ainda mais rápido. Fica a dica!

Como limpar tapete de yoga de outras maneiras

dicas para limpeza de tapete de yoga
Dicas simples para limpar seu tapete de yoga.

Aqui, ensinamos uma forma de você limpar o tapete de yoga manualmente. Ou seja, molhá-lo, esfregá-lo e secá-lo. Só que se você tem algum tapete que não seja de borracha ou EVA, poderá lavá-lo até mesmo de outras forma, como:

  • Na banheira;
  • No chuveiro;
  • Na máquina de lavar (alguns modelos);

Para lavagens em máquina, opte somente por tapetes flexíveis e feitos em tecido. Tapetes de borracha, PU, TPE e juta, não podem ser lavados desta maneira, pois eles vão estragar, tá bom?

Conte com a JC Decor para mais dicas de manutenção de seus produtos de yoga. Inclusive, se você quiser trocar o seu tapete ou comprar mais uma peça para garantir a durabilidade de ambos, conheça a nossa loja online. Temos vários modelos de tapete de yoga para os mais diferentes terrenos e superfícies.

Inclusive, se você tiver dois ou até três tapetes de yoga, saiba que eles poderão durar muito mais, pois você pode usar um de cada vez. Assim você não concentra o desgaste em um único tapete e, claro, economiza dinheiro!

Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui no artigo e compartilhe ele com mais um amigo!

Deixe um comentário

× Dúvidas?