Como limpar sofá de tecido?

Existem muitos jeitos de como limpar sofá de tecido. Afinal, o sofá de tecido pode ser limpo de maneiras diferentes, a depender do tipo de tecido que é o seu estofado.

A dica principal para quem quer aprender como limpar sofá de tecido é justamente tomar cuidado na hora de escolher um método ou receita. Afinal, cada tipo de tecido é diferente do outro e precisa de cuidados específicos.

Assim sendo, neste artigo, a JC Decor vai te ajudar com algumas dicas e ideias de como limpar sofá de tecido. Continue lendo e saiba mais sobre o tema!

Veja também como limpar cadeira de tecido.

Como limpar sofá de tecido?

como limpar tecido de sofá

Para te ajudar a entender como limpar sofá de tecido, a JC Decor preparou duas receitinhas fáceis que podem te ajudar nesse processo.

O mais importante na hora de limpar o seu estofado de tecido é considerar que o estofado deve ser resistente. Isto é, o tecido não pode estar fragilizado ou coisa do tipo.

Caso contrário, pode ser que o tecido estrague e você tenha que trocá-lo totalmente. Se este for o caso, veja este artigo: Reforma de sofá antes e depois.

Receita #1

Nesta receita, você vai precisar de água morna e sabão de coco líquido. Para fazer a limpeza, veja as dicas abaixo:

  1. Antes de mais nada, você precisa aspirar todo o sofá para que a sujeira nele não fique impregnada no tecido. Passe um aspirador em todos os vãos;
  2. Depois você pode começar o preparo da receitinha, que vai precisar de uma colher de sopa de sabão de coco líquido e água morna. Mexa bem a mistura para que o sabão de coco líquido seja diluído;
  3. Agora é hora de começar a passar a mistura pela superfície do sofá. Use uma escova macia para que o tecido não seja impactado e não molhe demais!
  4. Agora que o estofado está molhado com a sua receitinha, basta tirar o excesso com água pura. A sujeira que não saiu com o aspirador vai sair com a solução!

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Receita #2

Para fazer a sua segunda receita, você vai precisar de vinagre branco e água morna. Essa é ainda mais fácil! Veja o passo a passo:

  1. Faça uma mistura de um litro de água morna com 250ml de vinagre branco (aquele que você compra no supermercado);
  2. Agora você vai pegar um pano macio, diluir na mistura e esfregar no estofado. Mas antes, torça bem o pano para que ele não fique encharcado, ok?
  3. Para que o cheiro do vinagre saia do seu estofado, é importante deixar arejar e secar. Se quiser, poderá usar secador de cabelos para secar com mais eficiência.

como limpar sofá de tecido

Cuidados ao limpar sofá de tecido

Agora que você já tem duas receitinhas bem legais e fáceis de fazer para limpar sofá de tecido, é hora de aprender alguns cuidados importantes para que você limpe com segurança.

Veja algumas dicas:

  • Não esfregue com o lado verde da esponja.
  • Não molhe demais para não acumular água na espuma.
  • Nunca use produtos químicos pesados (como água sanitária).

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Não esfregue com o lado verde da esponja

A depender do tipo de tecido que você tem no seu estofado, saiba que a limpeza precisa acontecer de maneira cautelosa. Afinal, o tecido pode estragar facilmente se você forçar demais.

Assim sendo, nunca use o lado verde da esponja para esfregar e limpar o seu estofado. O lado verde pode deteriorar o tecido e pode fazer a textura do tecido ficar ruim.

Não molhe demais para não acumular água na espuma

O tecido do estofado pode facilmente estragar se você molhar ele demais e não secar direito. Além de que ele pode feder e acumular fungos e bactérias.

No entanto, outro motivo para não encharcar e acumular água no sofá, é para não molhar as espumas. Afinal, molhar as espumas é muito perigoso pois elas podem perder eficiência e também acumular fungos e bactérias.

O que, com o tempo, pode fazer o estofado feder.

Nunca use produtos químicos pesados (como água sanitária)

E por fim, obviamente, nunca use produtos químicos pesados, como água sanitária. Afinal, esses produtos podem deteriorar o tecido do estofado e pode até fazê-lo perder a coloração.

O tecido com água sanitária pode ficar quebradiço e pode também perder elasticidade. Nunca use esses produtos de limpeza profunda!

dicas para limpar sofá de tecido

Qual é o melhor tecido para sofá?

  • Tecido suede.
  • Tecido veludo.
  • Tecido courvin/couro sintético.
  • Tecido impermeável.
  • Tecido de linho.

É claro que, além desses, há outros. Mas esses são alguns dos melhores! Conheça-os abaixo.

Tecido suede

O tecido suede é um dos melhores e mais populares para estofados. Afinal, o tecido suede é flexível, prático e muito fácil de ser usado em muitos ambientes diferentes. Além de ser barato!

Os estofadores adoram o tecido suede pois ele é muito fácil de usar, há muitas cores disponíveis e ele é muito prático para reformar poltronas e estofados.

Tecido veludo

O tecido de veludo tem uma característica específica e muito conhecida: a sua textura! Ele é mais difícil de limpar justamente por conta da textura mais delicada.

No entanto, se você mantê-lo bem limpo, sempre passando aspirador e sem deixar pets subirem, o sofá com tecido veludo vai se manter bem limpo.

Tecido courvin/couro sintético

O tecido courvin ou couro sintético é também muito interessante para quem precisa de um estofado elegante e mais nobre. Ele tem a aparência semelhante ao couro natural, embora não seja.

Para limpar esse tipo de tecido é um dos melhores. Afinal, ele é liso, não tem tramas costuradas e você pode passar um paninho úmido que o seu tecido sempre ficará limpo.

Tecido impermeável

O tecido impermeável é também uma boa opção para quem tem pets ou crianças em casa. Afinal, esse tipo de tecido dura muito e você não precisa se preocupar com água. A água é repelida!

Tecido de linho

E por fim, o tecido de linho é também uma boa opção de tecido para sofá. Embora seja um tecido um pouco mais difícil de limpar, justamente por ter algumas tramas mais profundas.

Cuide bem do seu estofado, limpando o tecido com cuidado e de acordo com as nossas dicas!

Deixe um comentário

× Dúvidas?