Como fazer seu próprio colchão ou colchonete? Passo a passo

Aprenda em nosso artigo de a como fazer seu próprio colchão ou colchonete e crie artesanalmente uma opção que seja capaz de suprir as suas necessidades. Pois se você é apaixonado por artesanato, sabe a diferença que tem quando apostamos em uma possibilidade caseira para utilizar no dia a dia, não é mesmo? Porém, nem sempre temos a habilidade para criar algo do zero e, para nos auxiliar neste sentido, temos os tutoriais.

Para tanto, trouxemos um passo a passo completo para que você possa confeccionar o seu colchão ou colchonete facilmente. Acompanhe e aprenda.

Veja também: Tecido impermeável para fazer capa de colchão

Como fazer seu próprio colchão ou colchonete

Passo a passo de como fazer seu próprio colchão ou colchonete

O nosso passo a passo é muito prático e rápido. Você poderá apostar no uso de máquina de costura, caso você tenha em casa, ou então, se aventurar em uma costura manual. Porém, é claro que a opção manual será mais difícil. Mas, isso não quer dizer que seja impossível, não é mesmo? É preciso apenas se atentar para os cuidados do passo a passo a fim de criar um bom acabamento.

Vamos lá?

1- Escolhendo a espuma ideal

Primeiramente você deverá escolher a sua espuma ideal. Vale lembrar que existem diversas espessuras e inclusive texturas de espuma. Saber qual a sua real necessidade é essencial para um bom resultado. Por exemplo, se você quer apenas um colchonete para treinar em casa, uma espessura de 2 a 5 cm é mais do que adequada.

Em contrapartida, se você quiser um colchão que seja para os seus hóspedes, por exemplo, precisará de uma espessura maior do que isso. Para que assim gere mais conforto e bem estar. Mas, lembre-se que quanto mais grossa for a sua espuma, mais material de revestimento você precisará, é claro.

Portanto, regra número um: entender a sua real necessidade e escolher a espuma e textura em cima disso.

Veja aqui as melhores espumas para colchões.

Como fazer seu próprio colchão ou colchonete

2- Escolhendo o melhor revestimento

Depois de escolher a espessura adequada do seu colchão/ colchonete, vamos passar para a etapa de escolher o melhor revestimento para o mesmo. Assim, saber como fazer seu próprio colchão ou colchonete está diretamente atrelado com escolher a opção adequada de capa.

Afinal, se você deixará o colchonete sempre no chão, é imprescindível que no lado virado para baixo você utilize um tecido que seja impermeável. Caso contrário, a umidade do piso poderá passar para o material, provocando efeitos nada agradáveis.

Em contrapartida, se utilizará em algum estofado ou cama, por exemplo, não necessariamente precisa desse acabamento. Embora você também possa apostar para diminuir as alergias por ácaros ou os prejuízos causados pela derrubada de líquidos sobre o colchão.

Vale salientarmos ainda que você pode fazer dois revestimentos: primeiro um com a capa impermeável, prendendo-a no colchão, e utilizando outra de tecido mais macio por cima, para decorar e promover um acabamento mais interessante.

Veja tecido impermeável para revestimento.

3- Corte os tecidos com folga

Depois de escolher os tecidos adequados, você deverá medir a espuma que você comprou. Assim, deverá cortar os tecidos deixando uma folga adequada ao lado de cada um. Por exemplo, se você comprou uma espuma com 2 cm de espessura, deixe uma folga de 3 cm na beirada do tecido. Essa folga é essencial para que você possa costurar sem deixar o colchonete muito “esmagado” dentro da capa.

Sendo assim, após tirar todas as medidas, corte o revestimento com uma tesoura específica para tecido. Esta tesoura precisa estar adequada para o corte, tendo em vista que tesouras comuns podem tornar o trabalho dificultoso e, inclusive, pode ocasionar problemas na mão, como calos, ok? Portanto, atenção!

4- Costure um lado com o outro

Posto em prática todos os passos anteriores de como fazer seu próprio colchão ou colchonete, é hora de começar a costurar o seu revestimento. É importante que você posicione um sobre o outro, o lado debaixo e de cima da sua capa, deixando bem alinhados.

Vale salientar que o lado direito dos tecidos precisam estar virados para dentro, pois depois que você costurar, você irá desvirar do lado avesso, ok? É justamente por conta disso que também é necessária a folga nos tecidos.

Posicionados um sobre o outro, costure apenas três extremidades, sendo elas o lado direito, esquerdo e o fundo do revestimento. Você precisa deixar um lado aberto, afinal, apenas dessa maneira é que poderá colocar o colchonete dentro da capa.

Depois de costurar tudo, desvire a capa para que fique do lado certo e observe se ficou alguma parte desfiada ou com uma costura errônea. Caso haja falhas, corrija-as.

5- Coloque a espuma dentro do tecido

Seguidamente você deverá encapar, de fato, a espuma do seu colchonete ou colchão. Para isso, coloque-a dentro da sua nova capa, com cuidado para não forçar e, no caso de espumas com espessura menor, não dobrar ou embolar dentro da capa.

Feito isso, você deverá fechar o outro lado da capa. Aqui temos um adendo: se você fizer a capa para um colchão maior e mais espesso, poderá utilizar apenas um zíper para fechar, e ele poderá ser colocado antes de você vestir o colchão com a capa. Em contrapartida, no caso de colchonetes mais finos, você poderá costurar o fecho para que a capa permaneça sempre fixa na espuma.

Caberá a você decidir qual é a melhor possibilidade para você, é claro.

6- Passe as costuras para o colchonete não se mover

Depois que a capa já estiver fechada (no caso da costurada e não fechada com zíper apenas), você poderá passar uma costura sobre a espuma e a capinha, a fim de fixar uma coisa na outra.

Novamente damos um adendo nesse caso: você não precisará, de fato, fazer esta costura nos casos onde você utilizar a capa em um colchão espesso. Mas sim, este tipo de fixação é para colchonetes finos que podem se “embolar” dentro da capa, ocasionando efeitos nada agradáveis.

Como fazer seu próprio colchão ou colchonete

Como fazer seu próprio colchão ou colchonete: Rápido e fácil

Viu só como fazer o seu próprio colchão pode ser muito mais fácil do que você imaginava? Pois bem, é hora de pôr em prática o que você aprendeu em nosso artigo! Lembre-se de adquirir sempre espumas e revestimentos de qualidade, para garantir a longa vida útil do seu material. Para isso, conte com a JC Decor e encontre os materiais essenciais para o seu trabalho.

Veja também: Guia Completo de Colchonetes.

Deixe um comentário

× Dúvidas?